Vice-Presidente da Liga diz que “estes relatórios levantam divisões” (com áudio)

0
Foto de Edgar Martins/CM

Foto de Edgar Martins/CM

Foi no passado sábado (dia 18) que Gil Barreiros, Vice-Presidente da Liga de Bombeiros Portugueses e reconhecido dirigente associativo do distrito, referiu (ouvir no fundo da página) que o relatório  encomendado pelo Ministério da Administração Interna, que denunciou falhas na formação dos bombeiros que combatem fogos florestais, tem de ser bem esclarecido. Afirmando que “é sempre possível elaborar relatórios com base em quadrículas de papel”, ao contrário, esclarece, “do momento, do local, do tipo de chamas, do tipo de terreno” em que os bombeiros se encontram no momento do combate às chamas, referindo ainda que nesse momento “não se podem elaborar relatórios”.

Gil Barreiros adianta ainda que o que têm aparecido “são relatórios teóricos” que estão no lado oposto da “realidade”, voltando a referir que “estes relatórios são elaborados por quem vive à custa dos relatórios” e por entidades de bombeiros que tem homens que “são pagos”, numa crítica ao relatório elaborado pelo director geral da empresa AFOCELCA.

O dirigente acrescenta ainda que acredita “que estes relatórios levantam divisões entre as estruturas operacionais e desmotivam o movimento do voluntariado”.

Ouvir:

(agradecimento do Portal Bombeiros.pt ao jornalista Joaquim Martins e ao repórter de imagem Edgar Martins, do Correio da Manhã e da CMTV, pela partilha de informações e amizade)

Entra na página do Facebook do Portal Bombeiros.pt (https://www.facebook.com/www.Bombeiros.pt), faz “Gosto” e conhece em primeira mão todas as notícias sobre os Bombeiros Portugueses!

Envia-nos as novidades, notícias e fotos do teu corpo de bombeiros ou de outras forças operacionais para redacao@bombeiros.pt e ajuda a manter informados todos os Bombeiros Portugueses!

A informação com qualidade começa em ti!

About author

Daniel Rocha

Daniel Rocha

Nasceu na Guarda, mas foi em Famalicão da Serra que cresceu e conheceu o mundo dos bombeiros integrando o corpo activo. É Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, e possui um Curso de Especialização em Ensino de Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS), ambos na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). Para além da vida de professor, dedica-se a muitas outras actividades, entre as quais o teatro e a escrita, tendo publicado com alguma regularidade desde 2011. A sua ligação e gosto pelo mundo da imprensa levaram-no a ser colaborador da Rádio Altitude (Guarda) e do jornal Notícias de Gouveia (Gouveia).