Vento deixa em alerta 15 distritos

0

rp_chuva_vento_mau_tempo_reuters-300x168.jpgQuinze distritos do continente estão, esta terça-feira, sob “aviso amarelo” devido à previsão de agitação marítima, queda de neve e vento forte, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

De acordo com o IPMA, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro e Coimbra estão sob ‘Aviso Amarelo’ devido à previsão de agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com quatro a cinco metros entre 2.00 desta segunda-feira e as 6.00 de quarta-feira.

Estes distritos estão também sob ‘Aviso Amarelo’ por causa do vento forte (entre as 6.00 e as 21.00 de hoje), com rajadas da ordem dos 80 quilómetros por hora e devido à queda de neve acima dos 800 metros (entre as 2,00 de hoje e as 3.00 de quarta-feira).

O instituto colocou também sob ‘Aviso Amarelo’ os distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda e Castelo Branco devido à queda de neve acima dos 800 metros entre as 02:00 de hoje e as 00:00 de quarta-feira.

Sob ‘Aviso Amarelo’ estão ainda os distritos de Leiria, Lisboa, Beja, Setúbal e Faro devido à agitação marítima (entre as 02:00 de hoje e as 18:00 de quarta-feira) e vento forte com rajadas da ordem dos 80 quilómetros por hora (entre as 06:00 e as 21:00 de hoje).

O ‘Aviso Amarelo’, o terceiro mais grave numa escala de quatro níveis, alerta para situações de risco para determinadas atividades dependentes das condições meteorológicas.

O IPMA prevê para esta terça-feira no continente períodos de céu muito nublado, aguaceiros, que serão de neve acima de 800 metros nas regiões norte e centro, sendo fracos e pouco frequentes na região sul, e condições favoráveis à ocorrência de trovoada e granizo nas regiões norte e centro, em especial até ao meio da tarde.

A previsão do instituto aponta também para vento fraco a moderado de noroeste, soprando temporariamente moderado a forte no litoral oeste e nas terras altas com rajadas até 80 quilómetros por hora, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e descida de temperatura.

Em Lisboa, as temperaturas vão oscilar entre 11 e 13 graus Celsius, no Porto entre 8 e 11, em Viana do Castelo entre 7 e 11, em Braga entre 6 e 11, em Vila Real e Viseu entre 3 e 6, em Bragança entre 2 e 6, na Guarda entre 2 e 3, em Castelo Branco entre 6 e 9, em Coimbra entre 7 e 10, em Leiria entre 8 e 12, em Santarém entre 9 e 13, em Portalegre entre 5 e 7, em Évora entre 8 e 11, em Beja entre 8 e 12 e em Faro entre 11 e 16.

Para a Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado, aguaceiros fracos até ao início da tarde, em especial nas vertentes norte, vento fraco a moderado do quadrante norte, soprando temporariamente moderado a forte nas terras altas.

Fonte: Jornal de Notcias




Sobre quem enviou a noticia

Paulo Reis

Paulo Reis

É Natural e residente em Esmoriz, a sua vida profissional está ligada à indústria automóvel nestes últimos 18 anos como CAD Designer. É um dos fundadores da Rádio Voz de Esmoriz, onde atualmente, apresenta o programa de rádio “Bombeiros em Missão”. Está ligado desde tenra idade aos Bombeiros de Esmoriz onde fez parte da orquestra do Grupo Cénico e hoje, ocupa o posto de Subchefe É na atualidade responsável pelo Grupo de Comunicação & Imagem da corporação e integrou a equipa do portal bombeirosdeportugal.com.