Veículos ardidos em Penacova estiveram sujeitos a temperaturas superiores a 700ºc

0

11Uma equipa de reportagem do Portal Bombeiros.pt deslocou-se hoje a Penacova, no distrito de Coimbra, para fazer uma foto-reportagem/análise ao incêndio que consumiu 4 (quatro) viaturas de bombeiros de Penacova, Vila Nova de Poiares e Brasfemes.
As viaturas, como pode ser comprovado nas imagens, ficaram completamente destruídas pelas chamas não havendo qualquer forma de as restaurar.

A mesma equipa, que também está de momento a prototipar um sistema autónomo de proteção de veículos para a proteção civil, analisou no terreno os materiais das viaturas expostas às altas temperaturas, concluindo que, houve viaturas que foram expostas a uma temperatura superior a 700º graus dado a estado de destruição em que ficaram alguns materiais presentes nos veículos.

Este incêndio, poderá ser recordado como o incêndio onde mais meios foram perdidos numa só ocorrência, mas, poderá também ser recordado como a ocorrência onde toda a tripulação dos veículos queimados saíram ilesos.
O número de acidentes com veículos da protecção civil que todos os anos ocorrem em Portugal e um pouco por todo o mundo, reforça ainda mais a necessidade de dotar os agentes da proteção civil de dispositivos e ferramentas que possibilitem a proteção dos veículos e dos respetivos combatentes, evitando assim a sua destruição e a perda de vidas humanas.

Agradecemos publicamente aos bombeiros de Penacova pela forma como nos recebeu, em particular ao segundo comandante da corporação.

IMAGENS DE: António Fernandes / Sérgio Cipriano – Bombeiros.pt

CASO 1

 

CASO 2

CASO 3

About author

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.