Um morto numa explosão de uma fábrica pirotécnica

0

Uma explosão num paiol de pirotecnia na localidade de Jugueiros, freguesia de Rio de Moinhos, concelho de Penafiel, provocou nesta quinta-feira um morto, segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) do Porto.

A mesma fonte adianta que o alerta foi dado às 10h e que foram mobilizados para o local 11 bombeiros da corporação de Entre-os-Rios, apoiados por quatro veículos, e ainda uma viatura médica de emergência e reanimação.

Fonte dos bombeiros de Entre-os-Rios disse que a vítima mortal é um trabalhador da fábrica GJR – Pirotecnia e Explosivos e que no momento da explosão havia mais funcionários no local. As instalações ficam situadas no Monte do Frade e ocupam uma área de 30 hectares. A empresa dedica-se ao fabrico e comercialização de pólvoras e produtos pirotécnicos e explosivos e à produção e montagem de espectáculos pirotécnicos.

Não é a primeira vez que ocorre um acidente do género na empresa, que é uma das maiores do país no ramo da pirotecnia. A 26 de Julho de 2011, uma explosão no armazém resultou em dois feridos, com queimaduras de terceiro grau nos membros superiores e inferiores e na face. Os funcionários, de 20 e 28 anos, estavam a manipular matérias-primas para fazer pólvora quando se deu o acidente.

Segundo a informação disponível na página de Internet da empresa, a GJR, fundada em 1907, esteve envolvida na animação pirotécnica de eventos como a Expo 98, em Lisboa, a Porto 2001 Capital da Cultura, a inauguração da Ponte Vasco da Gama e de nove dos estádios que acolheram os jogos do Euro 2004, e do Rock in Rio-Lisboa.

 

(Fonte: Público)

Entra na página do Facebook do Portal Bombeiros.pt (https://www.facebook.com/www.Bombeiros.pt), faz “Gosto” e conhece em primeira mão todas as notícias sobre os Bombeiros de todo o mundo!

Envia-nos as novidades, notícias e fotos do teu corpo de bombeiros ou de outras forças operacionais para redacao@bombeiros.pt e ajuda a manter informados todos os Bombeiros Portugueses!

A informação com qualidade começa em ti!

About author

Daniel Rocha

Daniel Rocha

Nasceu na Guarda, mas foi em Famalicão da Serra que cresceu e conheceu o mundo dos bombeiros integrando o corpo activo. É Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, e possui um Curso de Especialização em Ensino de Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS), ambos na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). Para além da vida de professor, dedica-se a muitas outras actividades, entre as quais o teatro e a escrita, tendo publicado com alguma regularidade desde 2011. A sua ligação e gosto pelo mundo da imprensa levaram-no a ser colaborador da Rádio Altitude (Guarda) e do jornal Notícias de Gouveia (Gouveia).