Um dos bombeiros ficou ferido com gravidade e vai ser transportado de helicóptero para o hospital. Em actualização.
Um bombeiro morreu e nove ficaram feridos, um deles com gravidade, esta sexta-feira, depois de terem sido cercados pelo fogo que lavra na Serra do Caramulo, no concelho de Tondela.
Ao que a Renascença apurou, a vítima mortal é uma bombeira.
Segundo José Bismarck, que está a comandar as operações no terreno, o bombeiro que ficou gravemente ferido vai ser transportado de helicóptero do INEM para o hospital.
O comandante operacional distrital de Aveiro disse ainda que há também um bombeiro desaparecido, mas sublinhou ser “muito cedo para dizer mais alguma coisa”, afirmou José Bismarck, cerca das 16h00.
Ao que a Renascença apurou, os feridos serão bombeiros oriundos da região de Lisboa, que fazem parte de um grupo de reforço que ontem seguiu da zona da capital para a Serra do Caramulo.
Segundo a página da Autoridade Nacional de Protecção Civil, o incêndio, que deflagrou às 00h25 de quarta-feira, em Silvares, tem três frentes activas.
No combate às chamas estão 237 operacionais, sendo 230 bombeiros, 71 viaturas e seis meios aéreos.
“Canadair” franceses já estão em acção
No combate ao fogo da Serra do Caramulo já estão os dois aviões “Canadair” franceses que ao final da manhã chegaram a Portugal.
É a primeira missão dos aparelhos que vieram ajudar no combate aos incêndios e que vão ficar durante seis dias baseados em Monte Real.
Já os aviões espanhóis, também dois pesados “Canadair”, depois de na quarta-feira terem actuado em Góis e no Caramulo, hoje ainda não tiveram qualquer missão em Portugal.
Viseu fustigado por quatro incêndios
No distrito de Viseu estão em curso outros quatro fogos. O de maior dimensão lavra perto de Nogueira de Alcofra, no concelho de Vouzela, onde estão cerca de 180 operacionais.
Os esforços dos bombeiros combatem também outros três fogos nos concelhos viseenses de Resende, Tarouca, Castro Daire.
No distrito de Vila Real, estavam em curso às 17h00 seis incêndios. O que lavra há mais tempo está perto da localidade de Vale Égua, no concelho de Murça, onde estão cerca de meia centena de operacionais.
Registo ainda para outros concelhos dentro do distrito de Vila Real também com incêndios em curso, como Vila Pouca de Aguiar, Murça, Boticas e Valpaços.
FONTE: RR