Última hora: Avião norte-americano “Super Tanker” reforça DECIF 2018

0

O “super avião” norte-americano, que é o maior avião do mundo no combate a incêndios, vem para Portugal este Verão.

O acordo está feito entre o Governo português e a Fundação Ventos do Sul. Segundo dados libertados por fonte ligada ao processo, esta será “a grande arma do DECIF 2018” no apoio aos bombeiros.

A aprovação deste meio já foi efectuada pelos peritos da ANPC e da AGIF.

Sabe o Portal Bombeiros.pt que a Fundação Ventos do Sul tem acompanhado com especial atenção o processo negocial em torno do aluguer de aeronaves para o DECIF 2018 e ficou preocupada com a aparente chantagem negocial que existido. Assim, informou o Governo português da sua disponibilidade para ceder durante três meses o seu Airbus 747-400.

O avião pesado Global Super Tanker, financiado pela Fundação Ventos do Sul, é um Airbus 747-400, construído pela Boeing, que foi propositadamente desenhado para combater grandes incêndios. Possui uma capacidade de descarga de 75 mil litros de água e um tempo de recarga no solo de cerca de 30 minutos. Segundo dados de vários órgãos de comunicação social internacional, terá sido recarregado no Chile (em Fevereiro de 2017) num tempo record: menos de 13 minutos.

Ver o vídeo:




Sobre quem enviou a noticia

Daniel Rocha

Daniel Rocha

Nasceu na Guarda, mas foi em Famalicão da Serra que cresceu e conheceu o mundo dos bombeiros integrando o corpo activo. É Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, e possui um Curso de Especialização em Ensino de Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS), ambos na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). Para além da vida de professor, dedica-se a muitas outras actividades, entre as quais o teatro e a escrita, tendo publicado com alguma regularidade desde 2011. A sua ligação e gosto pelo mundo da imprensa levaram-no a ser colaborador da Rádio Altitude (Guarda) e do jornal Notícias de Gouveia (Gouveia).