Turquia: Explosão em mina faz 201 mortos e centenas de soterrados

0

explosao020713A explosão terça-feira numa mina de carvão em Manisa, cidade do oeste da Turquia, matou 201 operários e centenas continuam presos sob a terra, indicou hoje o Ministério da Energia, acrescentando que os socorristas «correm contra o tempo» para salvar os mineiros soterrados.

As operações de busca continuam nesta manhã.

O ministro da Energia, Taner Yildiz, disse que 201 corpos já foram retirados do local. Entre os mais de 200 mineiros resgatados com vida, 80 estão feridos, incluindo quatro em estado grave.

No total, 787 mineiros ficaram presos na mina após a explosão.

Durante toda a noite, as equipas de socorristas retiraram feridos a conta-gotas, a maioria com graves dificuldades respiratórias.

Segundo Yildiz, quatro equipas estão a trabalhar na mina. O principal problema seria o fogo. Os bombeiros tentaram bombear ar para as galerias da mina onde os mineiros estão presos, cerca de dois quilómetros abaixo da superfície, e a uma distância de quatro quilómetros da entrada da mina.

Um fumo espesso dificulta o avanço das equipas. Os mineiros têm máscaras de oxigénio à sua disposição, mas não se sabe por quanto tempo podem sobreviver nessas condições, de acordo com a imprensa local.

Em declarações à imprensa, em Ancara, o primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan expressou as suas «mais sinceras condolências» às famílias das vítimas.
«Alguns dos mineiros foram salvos, e espero que sejamos capazes de salvar os outros», declarou.

Fonte: diariodigital.sapo.pt

Entra na página do Facebook do Portal Bombeiros.pt (https://www.facebook.com/www.Bombeiros.pt), faz “Gosto” e conhece em primeira mão todas as notícias sobre os Bombeiros Portugueses!

 




Sobre quem enviou a noticia

Mónica Costa

Mónica Costa

É natural de Tabuaço, licenciada em Comunicação e Relações Económicas e Mestre em Marketing e Comunicação. Foi jornalista na Rádio F até 2013 e apesar de nunca ter estado diretamente ligada ao mundo dos bombeiros, acompanhou sempre com um enorme respeito e admiração o seu trabalho. Na atualidade integra a equipa da Direção informativa do portal bombeiros.pt.