Três bombeiros feridos e um fogo fora de controlo

0

DSC_1502Três bombeiros feridos, uma estrada cortada e um incêndio fora de controlo era o cenário com que se deparavam cerca das 20.00 horas deste domingo os operacionais que combatem os fogos que ardem no país, sobretudo na região norte.

De acordo com dados da Autoridade Nacional de Proteção Civil, às 20.00 horas cerca de 1.300 bombeiros e operacionais combatiam as chamas de 20 fogos em floresta e mato.

Há a registar dois bombeiros feridos enquanto combatiam o fogo que lavra no concelho da Covilhã, na Serra da Estrela, e que horas antes tinha levado à evacuação de um parque de campismo.

Um outro bombeiro fez uma fratura num pé, no combate ao incêndio que lavra no concelho de Caminha. A intensidade das chamas levou ao corte da estrada camarária 552, que passa pela freguesia de Arga de S. João, e as preocupações incidem no lugar da Castanheira, onde vivem 30 pessoas e que poderão ser retiradas nas próximas horas.

A caminho do local do incêndio — junto à aldeia de Arga de S. João, no vale da Serra da Arga -, estão mais 140 operacionais de corporações de bombeiros da zona centro e sul do país.

No concelho de Miranda do Corvo, há um incêndio na zona de Semide que, às 19:00, estava “fora de controlo” e ameaçava casas, como contou à Lusa o presidente da câmara daquela vila, Miguel Baptista.

Dos 20 incêndios que estavam em curso às 20 horas, o mais recente – registado às 16.56 – em Espinheiro, concelho de Alcanena, distrito de Santarém, onde estão 160 bombeiros.

O incêndio florestal que deflagrou ao início da tarde junto à Quinta da Macieirinha, concelho de Torre de Moncorvo, foi considerado dominado às 18.45 horas.

JN

 




Sobre quem enviou a noticia

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.