Timor-Leste doou mais 500 mil dólares para ajudar vítimas de incêndios

0

timor incêndios xananaO primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, revelou que o governo timorense doou mais 500 mil dólares (370 mil euros), para além do milhão anunciado em setembro, ao Estado português para ajudar as vítimas dos incêndios.

“O dinheiro veio. Mandámos mais um adicional pequeno para isso mesmo”, respondeu Xanana Gusmão, após questionado sobre a doação a Portugal de um milhão de dólares para ajudar as vítimas dos incêndios do verão passado.

Questionado sobre qual foi o montante acrescentado ao donativo, Xanana Gusmão precisou que se tratou de um “adicional” de “500 mil dólares” (370 mil euros), somando 1108000 euros.

Xanana Gusmão falava aos jornalistas no final de uma audiência com o presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, que durou cerca de 45 minutos, no Palácio de Belém, Lisboa.

No passado dia 27 de setembro, o governo timorense anunciou, em comunicado, a entrega de um donativo a Portugal no valor de um milhão de dólares (740 mil euros) para ajudar as vítimas de incêndios no país, sobretudo nos distritos do Porto, Braga e Viseu, no verão passado.

O primeiro-ministro timorense, que termina, esta sexta-feira, uma visita oficial a Portugal, enalteceu o “espírito solidário” do Estado português “mesmo na situação de crise” financeira.

“Nunca nos disse que não”, assinalou, desejando que Portugal “possa avançar para dias melhores”.

O primeiro-ministro de Timor-Leste disse que as “relações de carinho e solidariedade” entre Portugal e Timor mantém-se “com a tendência de se reforçarem” no futuro.

Sobre a audiência com o presidente da República, Xanana Gusmão disse que Cavaco Silva “deu o seu apreço pela evolução positiva dos primeiros quase doze anos do país” e que foi abordada “com especial ênfase” a situação na Guiné-Bissau.

“Devo dizer, estamos empenhados em contribuir para uma solução duradoura, onde se venha a implantar a autoridade democrática constitucional na Guiné-Bissau”, disse.

(Fonte: JN)

Entra na página do Facebook do Portal Bombeiros.pt (https://www.facebook.com/www.Bombeiros.pt), faz “Gosto” e conhece em primeira mão todas as notícias sobre os Bombeiros Portugueses!

Envia-nos as novidades, notícias e fotos do teu corpo de bombeiros ou de outras forças operacionais para redacao@bombeiros.pt e ajuda a manter informados todos os Bombeiros Portugueses!

A informação com qualidade começa em ti!

About author

Daniel Rocha

Daniel Rocha

Nasceu na Guarda, mas foi em Famalicão da Serra que cresceu e conheceu o mundo dos bombeiros integrando o corpo activo. É Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, e possui um Curso de Especialização em Ensino de Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS), ambos na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). Para além da vida de professor, dedica-se a muitas outras actividades, entre as quais o teatro e a escrita, tendo publicado com alguma regularidade desde 2011. A sua ligação e gosto pelo mundo da imprensa levaram-no a ser colaborador da Rádio Altitude (Guarda) e do jornal Notícias de Gouveia (Gouveia).