«A Terra Treme» em todo o país no dia 13 de outubro

0

«A Terra Treme», um exercício público a nível nacional que visa sensibilizar e capacitar a população para saber o que fazer em caso de sismo, vai realizar-se no dia 13 de outubro, pelas 10:13 horas, anunciou a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

A iniciativa, inspirada numa iniciativa análoga norte-americana – o ShakeOut -, pretende reforçar os três gestos simples “que fazem a diferença entre a vida e a morte”, em caso de sismo.

«A Terra Treme» tem a duração de 1 minuto, durante o qual os participantes, individual ou coletivamente (famílias, escolas, empresas, instituições públicas e privadas), executam os três gestos de autoproteção: «Baixar – Proteger – Aguardar».

“Este exercício é um ato de cidadania. Reclama o nosso empenhamento, pois cidadãos mais bem informados e empenhados na sua própria proteção e segurança contribuem para uma sociedade mais resiliente e preparada para enfrentar o risco sísmico”, assinala a ANPC.

No dia 13 de outubro, celebra-se também o Dia Internacional de Redução das Catástrofes, que este ano tem como tema central «Home Safe Home: Reducing Exposure, Reducing Displacement».

Para mais informações sobre a iniciativa, os interessados devem consultar o sítio A Terra Treme.

(Fonte: Região Sul)

 

About author

Daniel Rocha

Daniel Rocha

Nasceu na Guarda, mas foi em Famalicão da Serra que cresceu e conheceu o mundo dos bombeiros integrando o corpo activo. É Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, e possui um Curso de Especialização em Ensino de Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS), ambos na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). Para além da vida de professor, dedica-se a muitas outras actividades, entre as quais o teatro e a escrita, tendo publicado com alguma regularidade desde 2011.
A sua ligação e gosto pelo mundo da imprensa levaram-no a ser colaborador da Rádio Altitude (Guarda) e do jornal Notícias de Gouveia (Gouveia).