A tempestade tropical “Melissa” deverá chegar esta quinta-feira durante a noite e madrugada às ilhas do Corvo e das Flores, nos Açores.
De acordo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o centro da tempestade vai passar “a cerca de 180 quilómetros a noroeste da ilha do Corvo”, com rajadas de vento na ordem dos 100 quilómetros por hora e ondas até oito metros nas duas ilhas do Grupo Ocidental.
Para as ilhas do Faial, Graciosa, Pico, São Jorge e Terceira, no Grupo Central, são esperadas rajadas de vento até 80 quilómetros por hora e ondas da ordem dos seis metros durante a madrugada desta sexta-feira, indica o IPMA.
Apesar destas previsões de vento forte e também de muita chuva, não é nada que assuste os açorianos. As casas já nasceram preparadas para o temporal, e a população, quer nas Flores quer no Corvo, ilhas no Grupo Ocidental, não teme a tempestade tropical.
Os bombeiros voluntários da ilha do Corvo vão ter um piquete de prevenção composto por 10 elementos, e segundo o comandante Óscar Rocha, acreditam que vão ser suficientes para as ocorrências que possam surgir.
Também a proprietária de uma hospedaria na ilha do Corvo, Katty Rita, está confiante de que a noite e madrugada vão acabar por ser tranquilas, apesar dos avisos de mau tempo já lhe terem chegado ao computador.
Já o responsável por um hotel na ilha das Flores, Toste Mendes, lembra que os açorianos há muito estão habituados a dias de tempestade.
Fonte: Rádio Renascença