As temperaturas vão subir até ao fim-de-semana

0
Imagem Ilustrativa

Imagem Ilustrativa

As temperaturas vão subir até ao fim-de-semana, com as máximas a ultrapassar os 30 graus. “A subida será gradual e para sábado prevê-se que, em locais como Leiria, Lisboa e Porto, possam atingir os 32 e os 33 graus”, refere à Renascença a meteorologista Ângela Lourenço.

“As regiões do interior também vão registar subida da temperatura, em particular da máxima, e podem atingir valores da ordem dos 37 ou 38 graus, nomeadamente nas regiões do interior sul – o Alentejo”, prossegue a especialista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Quanto às temperaturas, Lisboa, Bragança, Vila Real e em Braga devem atingir os 29 graus, Évora os 34, Beja os 32, Castelo Branco os 31, Portalegre os 30, Porto e Funchal os 24, Guarda e Viana do Castelo os 25, Viseu os 27, Coimbra e Faro os 28, Ponta Delgada e Angra do Heroísmo os 22 e Santa Cruz das Flores os 23.

Atenção aos raios ultravioletas
Esta quarta-feira, quase todo o país apresenta risco extremo e muito alto de exposição à radiação ultravioleta (UV). O IPMA alerta para os níveis extremos de perigosidade para o Funchal e o Porto Santo e para os níveis muito altos de risco nas regiões de Aveiro, Beja, Bragança, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Penhas Douradas, Porto, Portalegre, Sagres, Santarém, Setúbal, Sines, Viana do Castelo, Viseu, Vila Real e Angra do Heroísmo.

O IPMA aconselha, por isso, a população a utilizar óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protector solar de índice elevado. Deve ainda evitar-se a exposição solar entre as 11h00 e as 17h00.

A radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde se o nível exceder os limites de segurança. O índice desta radiação apresenta cinco níveis, entre o baixo e o extremo, sendo 11 o máximo.

As previsões do tempo para esta quarta-feira indicam céu pouco nublado ou limpo no continente, aumentando temporariamente de nebulosidade durante a tarde nas regiões do interior, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros, vento fraco, soprando moderado de noroeste no litoral oeste em especial durante a tarde e a sul do Cabo Carvoeiro e subida da temperatura máxima.

Na Madeira, prevê-se céu com períodos de muita nebulosidade, apresentando-se geralmente pouco nublado nas vertentes sul da ilha e vento fraco a moderado do quadrante norte, soprando moderado de nordeste nas zonas montanhosas.

Para os Açores, o IPMA prevê céu muito nublado, com boas abertas a partir do fim da manhã, períodos de chuva durante a madrugada que poderá ser forte, passando a aguaceiros fracos e vento sudoeste muito fresco com rajadas até 60 quilómetros/hora, tornando-se moderado.

(Fonte: RR)

 

About author

Daniel Rocha

Daniel Rocha

Nasceu na Guarda, mas foi em Famalicão da Serra que cresceu e conheceu o mundo dos bombeiros integrando o corpo activo. É Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, e possui um Curso de Especialização em Ensino de Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS), ambos na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). Para além da vida de professor, dedica-se a muitas outras actividades, entre as quais o teatro e a escrita, tendo publicado com alguma regularidade desde 2011. A sua ligação e gosto pelo mundo da imprensa levaram-no a ser colaborador da Rádio Altitude (Guarda) e do jornal Notícias de Gouveia (Gouveia).