Temperaturas a chegar aos 40 graus fazem soar alertas de incêndio

0

As condições meteorológicas previstas motivaram um alerta da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil com medidas preventivas, face ao elevado risco de incêndio.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil destaca, num aviso à população, que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para as próximas 48 horas “um quadro meteorológico de tempo quente e seco (no interior) e vento forte na faixa costeira e terras altas”, prevendo-se “risco de incêndio máximo ou muito elevado no Norte, Centro, Vale do Tejo, Alto e Baixo Alentejo e Algarve e elevado no restante território do continente (com exceção do litoral Centro)”.

De acordo com as previsões, a temperatura máxima deverá manter-se na segunda-feira em valores acima de 33ºC no interior, que podem exceder os 39ºC no interior Centro e do Alentejo, bem como “noites quentes, acima de 20 ºC em alguns pontos do interior Centro e Sul”.

É também proibido realizar queimadas e queimas de sobrantes de exploração e utilizar fogo-de-artifício ou outros artefactos pirotécnicos, independentemente da sua forma de combustão. Estão também proibidos os trabalhos nos espaços florestais e outros espaços rurais com recurso a qualquer tipo de maquinaria, com exceção dos associados a situações de combate a incêndios rurais.

Fonte: Jornal de Noticias

About author

Paulo Reis

É natural e residente em Esmoriz, a sua vida profissional está ligada à indústria automóvel nestes últimos 25 anos como CAD Designer. É um dos fundadores da Rádio Voz de Esmoriz, onde apresentou o programa de rádio “Bombeiros em Missão”. Está ligado desde tenra idade aos Bombeiros de Esmoriz onde fez parte da orquestra do Grupo Cénico e hoje, ocupa o posto de Subchefe. Foi responsável pelo Grupo de Comunicação & Imagem dos BV Esmoriz e integrou a equipa do portal bombeirosdeportugal.com. É o responsável do Departamento de Relações Públicas do portal Bombeiros.pt