Tabuaço – Novo Adjunto de Comando

0

André Rodrigues é, aos 26 anos de idade, o novo Adjunto de Comando dos Bombeiros Voluntários de Tabuaço. Admitido nos BV de Tabuaço em 2009 como estagiário, frequentou a formação inicial de bombeiro e ingressou, no final desse ano, como bombeiro de 3ª classe. Em 2011, por motivos académicos e profissionais, transferiu-se para o Corpo de Bombeiros Voluntários de Vila Real – Cruz Verde. Foi promovido a bombeiro de 2ª classe e, em Julho de 2014, ingressou na carreira de Oficial Bombeiro como Oficial Bombeiro de 2ª. Regressou aos BV de Tabuaço em Março de 2016.

Como formação de aperfeiçoamento técnico, enquanto bombeiro de 3ª e 2ª classes, frequentou os cursos de Salvamento em Grande Ângulo, Condução Fora de Estrada, Condução em Emergência Pré-Hospitalar e Tripulante de Ambulância de Socorro. Como Oficial Bombeiro de 2ª, frequentou os cursos de Segurança Contra Incêndios em Edifícios, Operador de Serviço Básico de Salvamento e Luta Contra Incêndios em Aeronaves, Conceção e Gestão de Exercícios, Técnicas de Apoio à Decisão, Comunicações, Logística Operacional, Equipas de Reconhecimento e Avaliação de Situação (ERAS) em Incêndios Florestais, Salvamento e Desencarceramento – nível II e os 4 módulos para ingresso no quadro de comando (Gestão Operacional I, Gestão Operacional II, Gestão Operacional III e Organização Jurídica, Administrativa e Operacional). Como formação académica, André Rodrigues possui licenciatura e mestrado em Engenharia Mecânica e duas pós graduações, uma em Protecção Civil e outra em Gestores de Emergência e Socorro.

Atualmente é investigador no Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais da Universidade de Coimbra com um projeto de doutoramento em Engenharia Mecânica intitulado “Comportamento Extremo em Incêndios Florestais: propagação lateral do fogo numa encosta com um desfiladeiro”, sob a orientação do Professor Doutor Domingos Xavier Viegas. O Presidente da Direção, Dr. José Carlos Silva, mencionou que “por proposta do Comandante Ernesto Fonseca, a Direção nomeou para o cargo de Adjunto de Comando, o Oficial Bombeiro André Rodrigues, de forma unanime, não só pelos argumentos apresentados mas também pelo vasto currículo que possui, considerando ser uma mais valia técnica para a atividade formativa e operacional dos elementos do Quadro Ativo.

Pela sua competência, liderança, dedicação, lealdade e espírito de sacrífico recorrentemente demonstrados, deposita-se nele toda a confiança no sucesso das suas novas funções”. O Comandante Ernesto Fonseca referiu que “em reunião de comando foi reconhecida a necessidade de aumentar o respetivo quadro. A escolha recaiu no Oficial Bombeiro André Rodrigues quer pelo currículo que possui quer pelas capacidades que se lhe reconhecem ao nível formativo e a nível de liderança. Apesar de ser Bombeiro deste CB penso e espero que nestas novas funções, para as quais lhe desejo os maiores sucessos, seja mais um para somar e ajudar a conduzir o corpo de bombeiros de Tabuaço a alcançar os êxitos que todos nós queremos e desejamos”. André Rodrigues contou “É com enorme orgulho que assumo o cargo de Adjunto de Comando. Cresci neste Corpo de Bombeiros, seguindo os passos do meu pai, que é para mim uma referência como homem, como bombeiro e como voluntário pelos muitos anos que tem dedicado a esta nobre causa. Tenho consciência de que vivemos uma época de exigências.

Apesar de voluntários, temos de ser cada vez mais profissionais no cumprimento das diversas missões que nos são confiadas. Há uns dias, um amigo transmitiu-me um pensamento que levo em mente para o desempenho destas novas funções: por onde passamos devemos deixar sempre a nossa marca, a marca do bem, da sabedoria, do ensino e da honestidade, e que se lembrem de nós como professores pelo menos através das boas causas, práticas e ações.”

Fonte – Bombeiros Tabuaço.




Sobre quem enviou a noticia

Ângelo Santos

Ângelo Santos

E natural do Porto e criado em Gondomar, assume-se como um “tripeiro de gema” pela forte influência e proximidade à cidade do Porto. Nasceu praticamente no seio dos bombeiros derivado à presença de familiares nas fileiras, onde de perto acompanhou a sua evolução e ganhou gosto pela causa. Integra na atualidade o corpo de bombeiros de Valbom no Concelho de Gondomar, onde exerce funções de bombeiro de 2º, com vínculo profissional de Operador de Comunicações. Fez ainda parte do projeto bombeirosdeportugal.com.