Suíça apoia Portugal com o envio de três helicópteros de combate a incêndios

0

Três helicópteros vindos da Suíça chegam às 13 horas a Portugal para ajudar no combate aos fogos.

Os três helicópteros suíços são Super-Puma, pertencentes à Força Aérea, e são os utilizados no combate a incêndios naquele país.

A equipa de trabalho que acompanha estes três meios aéreos é composta por cerca de 30 pessoas, entre operacionais, pilotos e oficiais de ligação. Durante a tarde de hoje já serão colocados a trabalhar, previsivelmente nas encostas da Serra da Estrela.

Na análise efectuada esta manhã acerca do incêndio da Covilhã, Patrícia Gaspar disse que “Temos três frentes ativas e chegámos a proceder a evacuações nas localidades de Casal da Serra e Cortes do Meios, para o pavilhão de Tortosendo, e temos no local cinco grupos de reforço e 13 meios aéreos neste incêndio”.

A Adjunta Nacional destacou que as “condições meteorológicas extremas”, nomeadamente o vento forte, impediram o controlo da propagação do fogo durante a tarde e o início de noite de ontem.

As condições adversas (vento forte, temperatura elevada e baixa humidade) explicam que a Proteção Civil tenha subido o nível de alerta para vermelho, o nível máximo de prevenção, em todo o país, à exceção de Évora, Lisboa e Setúbal.

 




Sobre quem enviou a noticia

Daniel Rocha

Daniel Rocha

Nasceu na Guarda, mas foi em Famalicão da Serra que cresceu e conheceu o mundo dos bombeiros integrando o corpo activo. É Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, e possui um Curso de Especialização em Ensino de Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS), ambos na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). Para além da vida de professor, dedica-se a muitas outras actividades, entre as quais o teatro e a escrita, tendo publicado com alguma regularidade desde 2011. A sua ligação e gosto pelo mundo da imprensa levaram-no a ser colaborador da Rádio Altitude (Guarda) e do jornal Notícias de Gouveia (Gouveia).