SNPC organiza treino operacional destinado às equipas de Sapadores Florestais

0

O SNPC (Sindicato Nacional da Proteção Civil) organizou hoje (24 de maio), em cooperação com o Município de Vila Nova de Paiva e os Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Paiva, um treino operacional destinado às equipas de Sapadores Florestais.

Está ação de formação desenvolveu-se no âmbito das comemorações do Dia Nacional do Sapador Florestal, celebrado no passado dia 21 de Maio, e contou com dois períodos formativos: um dedicado à formação teórica e outro à formação prática.

Da parte da manhã, durante a formação teórica, foram abordados os seguintes temas: “Fatores que afetam o comportamento dos incêndios florestais; Regras de segurança nas operações; e Análise do teatro de operações”. Durante o período da tarde realizaram-se vários exercícios práticos, destacando-se o de 1.º COS (Comandante de Operações de Socorro).

A equipa responsável por esta iniciativa destaca que com este tipo de acções pretende ajudar a um clima de partilha “de conhecimentos e de ferramentas, de forma a articular a cooperação e a uniformização da linguagem aplicada num teatro de operações, para que a segurança de todos os envolvidos esteja sempre assegurada”. Os responsáveis salientam ainda a “importância do trabalho em cooperação entre Bombeiros Voluntários e Sapadores Florestais, tendo em conta que num TO todos contam e todos são importantes para o sucesso da operação de extinção ao incêndio rural.”

O SNPC expressou “o seu profundo agradecimento aos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Paiva – ao Oficial de 1.ª Carlos Ribeiro, à Bombeira de 1.ª Angelique e ao Bombeiro de 3.ª António Pedro – pelo empenho e dedicação que demonstraram em partilhar conhecimentos com os Sapadores Florestais presentes”, aproveitando para deixar “Um agradecimento ainda às equipas de Sapadores Florestais do Município de Vila Nova de Paiva, do Município de Sernancelhe, da Freguesia do Touro e da Comissão de Compartes dos Baldios de Ferreira de Aves pela participação nesta ação.”

Por fim, o SNPC deixou a certeza de continuar “a apostar neste tipo de ações, palestras e formações de forma a transmitir mais e melhores conhecimentos e ferramentas, para que todos os operacionais envolvidos num TO o façam com segurança”.

 

About author

Daniel Rocha

Nasceu na Guarda. Para além da vida de professor, dedica-se a muitas outras actividades. A sua ligação e gosto pelo mundo da imprensa levaram-no a ser colaborador da Rádio Altitude (Guarda) e do jornal Notícias de Gouveia (Gouveia).