Site da ANPC com nova plataforma de apresentação de Ocorrências

1

Sem Título-1A página online da Autoridade Nacional de Proteção Civil – ANPC (prociv.pt) foi alvo de alterações. O portal bombeiros.pt esteve na sede da ANPC e ficou a saber o funcionamento da nova plataforma.

Recentemente a plataforma tecnologia relativa à Situação Operacional sofreu mudanças ao nível da apresentação de dados porque “a plataforma utilizada anteriormente estava a dar, tecnicamente, alguns problemas “, justificou o Segundo Comandante Nacional de Operações, Carlos Guerra.

A alteração na plataforma digital da Proteção Civil prende-se, em primeiro lugar, com a mudança do conceito de Incêndios Florestais para Incêndios Rurais, Carlos Guerra explicou que “a informação que era disponibilizada tinha apenas o critério de incêndios florestais que engloba incêndios em povoamento e incêndios em mato e não estava a ser contabilizado, na apresentação pública, uma parte do trabalho que é desenvolvido pelo dispositivo, ou seja, o combate aos incêndios agrícolas. Por isso, neste novo conceito de incêndios rurais engloba os incêndios florestais e agrícolas.

A Informação disponibilizada na página é produzida através de Relatórios do Sistema de Apoio à Decisão Operacional – SADO e da Aplicação de Registo dos Comandos Distritais e são publicados a partir do Comando Nacional. Os dados são exportados e inseridos automaticamente, mediante alguns critérios e por diferentes separadores que, por sua vez, apresentam novos relatórios em versão PDF. O Segundo Comandante Nacional de Operações admitiu que “este sistema pode não ser o mais apelativo, mas, para já, foi a única maneira de garantir que a informação está disponível e não falha“.

De acordo com uma breve descrição de Carlos Guerra, novo separador Incêndios Rurais – mostra os fogos ocorridos desde as 0h00 e os incêndios em curso, é atualizado de hora a hora.

O separador Ocorrências Significativas apresenta o detalhe dos incêndios que estão ativos há mais de 3 horas e com mais de 15 meios operacionais. Para cada um dos incêndios significativos há uma página diferente, com toda a informação detalhada, como a hora de início, local, meios envolvidos, quem está a comandar a operação, o local do Posto de Comando Operacional e as coordenadas. A informação é atualizada a todo o momento em que haja registo de alterações de ocorrências.

Outra das novidade da nova plataforma tem a ver com o novo separador Histórico Diário de Incêndios Rurais – mostra os dados por meses do ano, bem como o histórico por dia de cada mês, através de um mapa que permite consultar as ocorrências por distrito, bem como o número de operacionais presentes e meio deslocados para o local do incêndio.

Esta nova matriz permite através do mapa disponibilizar o panorama de incêndios no país. Este é um separador atualizado de hora a hora, mas não à hora certa. O Histórico Diário de Incêndios Rurais é atualizado 15 minutos antes da hora certa, como sublinhou o Segundo Comandante Nacional de Operações, o objetivo é “permitir aos jornalistas, atempadamente, o acesso à informação atualizada, para que a possam preparar para os noticiários que, regra geral, decorrem à hora certa”. Neste separador é também possível consultar informação desde o início do ano até à data da consulta.

Relativamente ao separador Estatística de Incêndios Rurais, apresenta os dados das ocorrências por mês, dia, ocorrências diurnas e noturnas, número de meios humanos, terrestres e aéreos. A informação é atualizada ao fim do dia.

Na nova plataforma estão ainda disponíveis outras informações relevantes, nomeadamente ocorrências relacionadas com acidentes rodoviários, entre outras, que cumprem os critérios que atingem limites de informação pública.

In Bombeiros.pt
Mónica Costa
Rita Rodrigues

 




Sobre quem enviou a noticia

Mónica Costa

Mónica Costa

É natural de Tabuaço, licenciada em Comunicação e Relações Económicas e Mestre em Marketing e Comunicação. Foi jornalista na Rádio F até 2013 e apesar de nunca ter estado diretamente ligada ao mundo dos bombeiros, acompanhou sempre com um enorme respeito e admiração o seu trabalho. Na atualidade integra a equipa da Direção informativa do portal bombeiros.pt.