Sismo em Arraiolos sentido em vários pontos do país

0

Um sismo de magnitude 4.9 com epicentro perto de Arraiolos foi sentido, esta segunda-feira ao final da manhã, em Lisboa e na região centro do país.

Segundo o IPMA, o terramoto teve epicentro a 7 quilómetros de Arraiolos, no distrito de Évora.

“O Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que no dia 15-01-2018 pelas 11:51 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, um sismo de magnitude 4.9 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 8 km a Norte-Nordeste de Arraiolos”, escreve o Instituto Português do MAr e da Atmosfera.

Segundo o que o JN conseguiu apurar, o sismo foi também sentido em várias localidades no Alentejo, como Beja, Aljustrel, Ourique e Castro Verde.

O Instituto recorda que a localização do epicentro de um sismo “é um processo físico e matemático complexo que depende do conjunto de dados, dos algoritmos e dos modelos de propagação das ondas sísmicas”, lembrando que “agências diferentes podem produzir resultados ligeiramente diferentes”.

“Do mesmo modo, as determinações preliminares são habitualmente corrigidas posteriormente, pela integração de mais informação”, acrescentou.

JN




Sobre quem enviou a noticia

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.