Simulacro em Famalicão com 60 homens e 20 viaturas

0

Os Bombeiros de Famalicão testaram, este sábado, a operacionalidade dos seus meios humanos e técnicos com a realização de um exercício com quatro situações em locais distintos e a decorrer em simultâneo.

O exercício envolveu cerca de 60 homens e 20 viaturas. Um incêndio e explosão numa habitação, em Ribeirão com feridos queimados, um acidente de viação com uma das viaturas caída no rio, um deslizamento de terras que soterrou uma pessoa e um acidente na VIM foram as situações a que os operacionais tiveram de acorrer.

Fazendo um balanço “positivo” do exercício o comandante dos Bombeiros Voluntários de Famalicão, Francisco Sampaio referiu que nenhum dos operacionais teve conhecimento prévio do que iria acontecer.

“Quisemos testar a nossa operacionalidade em cenários que se desenvolveram em quatro freguesias”, notou o comandante referindo que este era o tipo de exercício que faltava. “A realidade é esta, de cair uma chamada, caírem duas, caírem quatro e o quartel tem de se desenrascar com os meios que tem”, referiu.

O intuito foi aproximar o cenário o mais possível de uma situação real. “Num cenário real haveria outros agentes da proteção civil”, salvaguardou Francisco Sampaio referindo que neste caso o cenário foi criado para serem os únicos.

Além da operacionalidade os objetivos do exercício passaram também por envolver os chefes num posto de comando, proporcional treino operacional aos novos subchefes e montar um posto de comando integral.

Domingos Freitas esteve no posto de coordenação e considera que “correu bem”. “O mais difícil foi assimilar os serviços porque caíram todos ao mesmo tempo”, notou salientando que não ter conhecimento prévio do exercício permite testar melhor as respostas.

FONTE: JN

About author

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.