Sete distritos sob aviso laranja devido à agitação marítima

0
Imagem Ilustrativa

Imagem Ilustrativa

Sete distritos do continente estão hoje sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de agitação marítima, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo o IPMA, os distritos de Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar sob aviso laranja entre as 18:00 de hoje e as 06:00 de sábado devido à previsão de agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 5 a 6 metros.

O IPMA colocou também sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima os distritos de Viana do Castelo, Porto, Aveiro, Braga, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro entre as 02:00 e as 18:00 de hoje, prevendo-se ondas com 4 a 5 metros.

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro estão também sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de vento forte com rajadas da ordem dos 70 quilómetros/hora, sendo de 90 quilómetros/hora nas terras altas.

O aviso amarelo para o vento estará em vigor entre as 12:00 e as 18:00 de hoje.

O IPMA emitiu também aviso amarelo para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Viseu, Aveiro, Guarda e Coimbra devido à previsão de chuva por vezes forte entre as 15:00 e as 21:00 de hoje.

Sob aviso amarelo estão ainda os distritos de Viana do Castelo Braga, Vila Real, Guarda, Viseu, Aveiro, Castelo Branco e Coimbra devido à previsão de queda de neve acima dos 1.400 metros entre as 12:00 e as 18:00 de hoje.

O aviso laranja corresponde a uma situação meteorológica de risco moderado a elevado, enquanto o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes do tempo.

O IPMA prevê para hoje no continente céu geralmente muito nublado, períodos de chuva, por vezes forte a partir do início da tarde em especial nas regiões norte e centro, passando gradualmente a regime de aguaceiros e queda de neve acima de 1400/1600 metros, baixando gradualmente a cota para 600/800 metros a partir da tarde.

A previsão aponta ainda para vento moderado de sudoeste, soprando temporariamente forte no litoral oeste com rajadas da ordem dos 70 quilómetros/hora, rodando gradualmente para noroeste a partir da tarde, sendo forte de sudoeste, com rajadas da ordem dos 90 quilómetros/hora nas terras altas.

Está também prevista neblina ou nevoeiro matinal, pequena subida da temperatura mínima nas regiões norte e centro e descida máxima.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão variar entre os 7 e os 14 graus Celsius, no Porto entre 11 e 13, em Bragança entre 0 e 6, em Viseu entre 3 e 8, na Guarda entre 2 e 5, em Castelo Branco entre 4 e 10, em Évora entre 4 e 15, em Beja entre 7 e 16 e em Faro entre 9 e 16.

Lusa

 




Sobre quem enviou a noticia

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.