Sete distritos sob aviso amarelo devido à previsão de chuva forte

0

Chuva-forte-para-todo-o-arquipêlagoSete distritos do continente estão, esta sexta-feira, sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, devido à previsão de chuva forte, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

De acordo com o IPMA, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Vila Real, Coimbra e Viseu vão estar sob aviso amarelo entre as 12 e as 21 horas devido à previsão de períodos de chuva forte.

O aviso amarelo implica uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê, para esta sexta-feira, no continente, períodos de céu nublado, tornando-se gradualmente muito nublado a partir do início da manhã, períodos de chuva no litoral a norte do Cabo Mondego, estendendo-se gradualmente às restantes regiões do Norte e Centro e Alto Alentejo, sendo por vezes forte nas regiões do litoral a norte do Cabo Mondego a partir do início da tarde e queda de neve acima dos 1200/1400 metros até ao final da manhã.

Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante sul, tornando-se gradualmente moderado a partir do início da manhã nas regiões do litoral oeste, enfraquecendo para o final do dia.

Nas terras altas, o vento soprará moderado do quadrante oeste, tornando-se moderado a forte a partir do meio da manhã.

A previsão aponta ainda para neblina ou nevoeiro matinal, em especial no interior.

Quanto às temperaturas, em Lisboa prevê-se uma máxima de 16 graus Celsius, Portalegre e Castelo Branco 12, Porto e Braga 13, Guarda 8, Bragança 9, Viana do Castelo 15, Faro e Ponta Delgada 18, Évora, Beja, Angra do Heroísmo e Santa Cruz das Flores 17 e Funchal 21.

Fonte: JN

About author

Mónica Costa

Mónica Costa

É natural de Tabuaço, licenciada em Comunicação e Relações Económicas e Mestre em Marketing e Comunicação. Foi jornalista na Rádio F até 2013 e apesar de nunca ter estado diretamente ligada ao mundo dos bombeiros, acompanhou sempre com um enorme respeito e admiração o seu trabalho. Na atualidade integra a equipa da Direção informativa do portal bombeiros.pt.