Serra da Estrela está a arder

0

(Foto: Paulo Prata)

Um incêndio na Serra da Estrela é uma das ocorrências de incêndio florestal mais preocupantes no dia de hoje.

Está activo, desde as 6h03, um incêndio, junto à localidade do Sabugueiro, no concelho de Seia.

De momento, estão a combater este incêndio 231 operacionais, apoiados por 71 viaturas e 2 meios aéreos, segundo dados da página da Autoridade Nacional de Protecção Civil. O incêndio tem duas frentes que se desenvolvem com muita intensidade dado o vento forte no local.

Em baixo, podem ver imagens deste incêndio, captadas a partir de diversos pontos da região. A força do incêndio, bem visível nas imagens, está a fazer com que se espalhe para o concelho de Gouveia.

Neste momento, a PSP cortou a EN 232, que liga Gouveia ao alto da serra, e a estrada M522, que liga Gouveia a Seia passando por várias aldeias, também está em vias de ser cortada.

As aldeias de Mangualde da Serra e Aldeias, pelo seu posicionamento, estão ameaçadas pela frente que se dirige para Gouveia.

A esta hora, são 77 os incêndios ainda activos no país, combatidos por 2016 operacionais que estão a ser apoiados por 552 viaturas e 14 meios aéreos.

 

(actualização às 12h45)

 

 




Sobre quem enviou a noticia

Daniel Rocha

Daniel Rocha

Nasceu na Guarda, mas foi em Famalicão da Serra que cresceu e conheceu o mundo dos bombeiros integrando o corpo activo. É Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, e possui um Curso de Especialização em Ensino de Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS), ambos na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). Para além da vida de professor, dedica-se a muitas outras actividades, entre as quais o teatro e a escrita, tendo publicado com alguma regularidade desde 2011. A sua ligação e gosto pelo mundo da imprensa levaram-no a ser colaborador da Rádio Altitude (Guarda) e do jornal Notícias de Gouveia (Gouveia).