Seminário técnico B.V.Ermesinde.

0

Decorreu hoje (01/02/2014)  no Fórum Cultural de Ermesinde, o seminário técnico subordinado ao tema “Condução em Emergência”, organizado pelos bombeiros locais.

IMG_9053

Bombeiros de todo o pais reuniram-se em Ermesinde, com o objetivo de enriquecer novos conceitos e  adquirir novos métodos de segurança a nível de condução, bem como na célula sanitária no transporte de doentes e sinistrados.

Foram vários os temas abordados nesta temática, no primeiro painel da manhã o 2º Comandante da Divisão de trânsito do Porto relembrou algumas medidas legislativas sobre a condução em “Marcha em emergência assinalada”, bem como a diminuição da TAS (Taxa de álcool no sangue) para profissionais, frisando os riscos que podem existir ao nível de contra-ordenação.

Leonel Alves, Sub-chefe do corpo de Bombeiros de Ermesinde, salientou a importância de medidas pró-ativas na célula sanitária, informando os riscos que os tripulantes de ambulância estão sujeitos. Foi apresentado um pequeno estudo sobre a realidade nos Estados Unidos e na Europa, comparativamente ao tipo de transformação de ambulâncias e aos seus riscos, onde foi possível perceber as diferenças existentes. Nesta apresentação, foram apresentados alguns vídeos sobre possíveis traumatismos, que podem ser causados se não forem aplicadas medidas de segurança.

De realçar também a apresentação do Comandante do Corpo de Bombeiros de Albergaria-a-Velha, com uma vasta experiência formativa na “condução fora de estrada”. Nesta apresentação foram destacados algumas técnicas de verificação mecânica dos veículos antes de saírem das respetivas unidades, aspetos simples, que podem fazer toda a diferença numa condução mais eficaz e segura.

Foi criado um bom ambiente ao nível do debate, bastante participativo, por uma plateia motivada e com bastante sentido de crítica construtiva, onde mais uma vez, a vontade de enriquecer os conhecimentos foi notável.

Fonte: Bombeiros.pt

Entra na página do Facebook do Portal Bombeiros.pt (https://www.facebook.com/www.Bombeiros.pt), faz “Gosto” e conhece em primeira mão todas as notícias sobre os Bombeiros Portugueses!

Envia-nos as novidades, notícias e fotos do teu corpo de bombeiros ou de outras forças operacionais para redacao@bombeiros.pt e ajuda a manter informados todos os Bombeiros Portugueses!

A informação com qualidade começa em ti!

About author

Ângelo Santos

Ângelo Santos

E natural do Porto e criado em Gondomar, assume-se como um “tripeiro de gema” pela forte influência e proximidade à cidade do Porto. Nasceu praticamente no seio dos bombeiros derivado à presença de familiares nas fileiras, onde de perto acompanhou a sua evolução e ganhou gosto pela causa. Integra na atualidade o corpo de bombeiros de Valbom no Concelho de Gondomar, onde exerce funções de bombeiro de 2º, com vínculo profissional de Operador de Comunicações. Fez ainda parte do projeto bombeirosdeportugal.com.