Seminário em Mortágua debateu o tema: “15 de Outubro. Um ano depois, o que mudou?”

0

Os bombeiros Voluntários de Mortágua, no distrito de Viseu, organizaram hoje o seu primeiro seminário com o tema “15 de Outubro. Um ano depois, o que mudou?”.

O evento que decorreu no cine-teatro daquela localidade, juntou na mesma sala cerca de quase duas centenas de participantes que, durante o dia tiveram a oportunidade de trocar experiências e partilhar momentos ocorridos no dia 15 de outubro do passado ano.

Na sessão de abertura, que decorreu pelas nove da manhã, estiveram presentes o comandante dos bombeiros de mortágua, o presidente da corporação e o presidente da câmara municipal.

No primeiro painel da manhã a Engenheira Verónica Catarino, formadora da Escola Nacional de Bombeiros (ENB), falou sobre a propagação de incêndios em função do tipo e espécies de combustível, bem como, da importância da rede primária e secundária versus a sua eficácia no DECIR.

Já Tiago Marinho, igualmente formador da ENB, frisou a importância do uso das tecnologias na previsão e evolução dos incêndios florestais, referindo que, o uso destas tecnologias podem efetivamente ser de grande utilidade aos operacionais no terreno, especialmente no que concerne no apoio à decisão.

Rui Nogueira, do Serviço Municipal de Proteção Civil e ex. Segundo CODIS do distrito de Viseu, falou sobre o pré-posicionamentos de meios e da gestão de grandes incêndios florestais. Sempre muito prático e aberto, factor que o caracteriza, Rui Nogueira referiu-se concretamente ao incêndio que em 2017 terá afetado o concelho de mortágua.

Pelas 13 horas, os presentes tiveram a oportunidade de confraternizar e trocar de perto algumas impressões sobre o sector no almoço oferecido pela Associação Humanitárias dos Bombeiros Voluntários de Mortágua.

Já mais compostos, pelas 15 horas retomaram os trabalhos, desta feita com o comandante dos bombeiros voluntários de Oliveira de Frades a abrir a sessão com o tema “Bombeiros voluntários – Passado. Presente. E que Futuro?”, fazendo uma retrospectiva sobre a história dos bombeiros de Portugal e do mundo. Sempre muito critico quanto aos acontecimentos ocorridos no sector, o comandante fez ainda uma comparação entre o passado e o futuro, acabando de forma mordaz colocando o seu último slide a preto com um enorme ponto de interrogação. “Que Futuro?” rematou.

A terminar este seminário de real importância para os bombeiros do distrito de Viseu, o comandante dos Bombeiros Voluntários de Mortágua e Coordenador do Serviço Municipal de Proteção Civil do mesmo concelho, falou sobre os desafios futuros da proteção civil e da experiência vivida em 15 de outubro com o incêndio que terá iniciado no concelho da Lousã. Falou da antecipação do incêndio e da preparação feita no momento em que entra do seu concelho.

No final do encontro houve ainda lugar a um debate moderado pelo Comandante Distrital de Operações e socorro, onde os participantes puderam de alguma forma expor as suas duvidas e questões à mesa.

O portal bombeiros.pt esteve lá e deixa-vos aqui depositadas algumas imagens dos momentos mais marcantes deste evento.

Imagens de: Pedro Fonseca




Sobre quem enviou a noticia

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.