Seis concelhos em risco máximo de incêndio esta terça-feira

0

Incendiostarde noiteCastelo Branco, Santarém, Coimbra, Leiria e Portalegre em alerta máximo do IPMA. Guarda mantém uma frente activa.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou em risco máximo de incêndios os concelhos de Sabugal e Vila de Rei (Castelo Branco), Mação (Santarém) Pampilhosa da Serra (Coimbra) Arganil (Leiria), Oleiros (Portalegre). 

Vários concelhos dos distritos de Faro, Castelo Branco, Guarda e Viseu também apresentam risco muito elevado e elevado de incêndio. 

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo. 

Frentes activas na Guarda
O combate ao incêndio florestal de grandes dimensões em Almofala, concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, distrito da Guarda está a evoluir favoravelmente. 

De acordo com informações do Comando Distrital de Operações da Guarda, às 8 horas e 40 minutos, regista-se ainda uma frente activa. Quase uma centena de bombeiros permanecem no quadro das operações. 

As chamas consomem área florestal já perto da fronteira com Espanha e não há, nesta altura, qualquer informação sobre localidades ameaçadas. 

No distrito de Viseu, foi dominado durante a madrugada o incêndio em Azenha, Carregal do Sal. As chamas foram circunscritas mas no local permanecem mais de 300 de homens. 

A Autoridade Nacional da Protecção Civil (ANPC) registou 87 incêndios esta segunda-feira, que foram combatidos por 2.813 bombeiros, com o apoio de 735 veículos. 

FONTE – RR

 




Sobre quem enviou a noticia

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.