Portal Bombeiros.pt disponibiliza uma plataforma de formação para bombeiros

0

O portal www.bombeiros.pt tem a funcionar uma plataforma de formação à distância (e-learning), acessível através da internet, que tem como objetivo “avivar conhecimentos” dos bombeiros, disse hoje à agência Lusa o responsável.

portal www.bombeiros.pt

Portal Bombeiros.pt

Segundo Sérgio Cipriano, administrador do portal, o projeto surge integrado nas atividades comemorativas do 10.º aniversário do sítio na internet dedicado aos bombeiros portugueses.

“Esta plataforma ‘e-learning’ tem como grande objetivo avivar conhecimentos dos bombeiros” e “pode servir como base de preparação para futuras formações”, referiu o responsável à Lusa.

A plataforma foi criada pela necessidade de “fazer chegar a formação a toda a gente” e de possibilitar que, de “uma maneira mais atrativa” os voluntários “consigam absorver informação dos manuais da Escola Nacional de Bombeiros”, justificou.

A equipa do portal www.bombeiros.pt fez uma pesquisa a nível nacional sobre as necessidades dos bombeiros em termos de tecnologia e concluiu que a plataforma agora disponibilizada “podia ser uma mais-valia”, acrescentou.

Segundo Sérgio Cipriano, “não existe ‘online’ nenhuma plataforma que disponibilize aos bombeiros uma maneira de, com alguma tranquilidade, nas suas casas e nos corpos de bombeiros, fazerem os testes de várias áreas em que atuam”.

A adesão ao projeto, que arrancou recentemente, é “francamente positiva”.

A formação fornecida “é inteiramente gratuita” e é baseada nos manuais da Escola Nacional de Bombeiros, segundo os promotores.

Na fase de arranque, o plano contempla três áreas de formação: módulo inicial do bombeiro, emergência pré-hospitalar (primeiros socorros de nível 1 e 2), incêndios florestais (brigadas de primeira intervenção e chefe de equipa) e salvamento e desencarceramento.

Futuramente, serão lançados outros temas como comunicações, salvamento em grande ângulo, incêndios urbanos e industriais e tripulante de ambulâncias de socorro, adiantou Sérgio Cipriano.

O acesso à plataforma “e-learning”, através do endereço http://bombeiros.pt/elearning/, requer um registo gratuito por parte do utilizador.

O projeto do portal dos bombeiros portugueses, liderado por Sérgio Cipriano, bombeiro voluntário na corporação de Gouveia, no distrito da Guarda, começou a 01 de outubro de 2004 com o portal www.bombeirosdistritoguarda.com, que mais tarde passou a ter a designação de www.bombeiros.pt.

Fonte: Noticias ao Minuto




Sobre quem enviou a noticia

Ana Romaneiro

Ana Romaneiro

Nasceu em Évora onde cresceu e estudou. Desde muito cedo que partilha o gosto pela informática, que, a levou a tirar um curso profissional técnico de Gestão de Sistemas Informáticos, profissão que exerce na atualidade. A sua ligação aos bombeiros surge aos 13 anos ao entrar na fanfarra dos Bombeiros de Évora, onde permaneceu até 2013. Na atualidade integra a corporação os Bombeiros de Reguengos de Monsaraz, no posto de bombeira de 2º.