SBV Suporte Básico de Vida ensinado nas Escolas Ourienses

0

12523833_1031908993549633_5162065211731448687_nO Município de Ourém está a desenvolver, em colaboração com os Bombeiros Voluntários de Ourém, um projeto de Formação de Suporte Básico de Vida (SBV), que faz parte do programa curricular do 9.º ano, a partir desse ano letivo, aos alunos desse ano de escolaridade.


A formação tem a duração de 3 horas, com uma vertente teórica e uma vertente prática. Nesta fase, os alunos têm a possibilidade de praticar as manobras de Suporte Básico de Vida num manequim, como seja a desobstrução das vias aéreas e a posição lateral de segurança (PLS), entre outros.


Está prevista a formação de 10 turmas, tendo esta ação já sido ministrada a 4 turmas. Estão assim em falta pelo menos 6 turmas da Escola Básica de 2.º e 3.º Ciclos D. Afonso IV Conde de Ourém e da Escola Básica e Secundária de Ourém.


O projeto está a ter bastante aceitação, pelo que o Município pretende dar-lhe continuidade nos próximos anos letivos e, ao mesmo tempo, alargá-lo às restantes escolas do concelho. No entanto, para que isso seja possível, terá de adquirir mais manequins, cujos custos de aquisição serão assumidos pelo Município.

Sobre o autor

Pedro Fonseca

Pedro Fonseca

É natural e residente em Gouveia, a sua vida profissional está ligada nestes últimos 17 anos à área de consultadoria em seguros. Em 2013 foi fundador da empresa LICATEL - Soluções em Telecomunicações onde é sócio/gerente. Desde tenra idade ingressou nas camadas jovens dos Bombeiros de Gouveia tendo permanecido alguns anos nos quadros, ultimamente passou pela Direcção da referida Instituição dinamizando a área de comunicação e imagem. Frequentou a licenciatura em Gestão de Marketing no IPAM de Aveiro. Passou por diversas Associações de Gouveia dando o seu contributo.