Sardoal com risco máximo de incêndio

0

heliO concelho de Sardoal, no distrito de Santarém, apresenta, esta quinta-feira, risco máximo de incêndio enquanto algumas zonas do Algarve, Beira Alta e Beira Baixa têm risco muito elevado.

De acordo com informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os concelhos de Monchique, Loulé e Alcoutim, em Faro, Barrancos (Beja) e Portalegre, Marvão, Castelo de Vide e Nisa (Portalegre) encontram-se sob risco muito elevado de incêndio.

Também os concelhos de Mação, Abrantes, Constância e Vila Nova da Barquinha (Santarém) Vila de Rei, Sertã, Oleiros, Fundão, Covilhã, Idanha a Nova (Castelo Branco), Sabugal, Guarda, Celorico da Beira, Gouveia, Fornos de Algodres, Trancoso, Aguiar da Beira e Sernancelhe (Guarda) estão sob risco muito elevado, o segundo nível mais grave numa escala de cinco.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13.00 horas de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Na quarta-feira, a Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC) registou 45 incêndios, que foram combatidos por 1341 bombeiros, com o apoio de 360 veículos.

O IPMA informa também que os índices de radiação ultravioleta estão muitos altos na ilha da Madeira, além do interior norte, centro e na região sul de Portugal continental, pelo que recomenda a utilização de óculos de Sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protetor solar e que se evite a exposição das crianças ao Sol.

O Instituto prevê céu em geral pouco nublado, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral oeste até ao final da manhã, em especial a norte do Cabo Raso, e chuva fraca ou chuviscos no litoral a norte do Cabo Mondego.

A partir da tarde, está previsto um aumento temporário de nebulosidade nas regiões norte e centro com possibilidade de ocorrência de precipitação fraca.

Prevê-se ainda uma pequena descida da temperatura mínima na região norte e uma pequena descida da temperatura máxima, em especial nas regiões do interior.

As temperaturas máximas vão rondar os 28 graus celsius no Funchal e Angra do Heroísmo, os 34 em Beja, os 33 em Faro e Évora, os 27 em Lisboa e os 23 no Porto.

FONTE: JN

 




Sobre quem enviou a noticia

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.