Sapadores de Gaia com novo recrutamento após 17 anos

0
Imagem ilustrativa

Imagem ilustrativa

O presidente da Câmara de Gaia anunciou hoje ter como grande prioridade para 2015 abrir um novo recrutamento para os Bombeiros Sapadores do município, algo que já não sucede há 17 anos.

“É grande prioridade em 2015 finalmente ter uma recruta nos Bombeiros Sapadores”, destacou o autarca, lembrando que a corporação está atualmente “muito envelhecida, com um número reduzido de pessoas, estando em risco de poder mais dia, menos dia, não ser mais que um símbolo de Gaia”.

Segundo Eduardo Vítor Rodrigues, que anunciou também a compra de uma nova VMER [Viatura Médica de Emergência e Reanimação], tal só é possível porque o município conseguiu “cumprir as metas financeiras e de pessoal” no último ano

Em jeito de balanço de 2014, o autarca assinalou como “grande conquista” que o Gaia conseguiu “fugir ao Fundo de Apoio Municipal (FAM)” graças à “redução de passivo de cerca de 30 milhões de euros” e a uma mudança estrutural no município, câmara e empresas municipais.

Com a extinção da Gaianima até 30 de junho restava à autarquia recuperar a empresa municipal Águas de Gaia que “em princípio vão fechar [2014] no verde, ou seja com um resultado de operação positivo”.

Apesar deste “histórico de um ano de cumprimento das regras”, a autarquia tem agora de “preparar os procedimentos para o saneamento financeiro” que terá “mesmo que fazer”, admitiu Vítor Rodrigues.

“Mas, pelo menos, não estamos obrigados a todo aquele conjunto de obrigações, desde o IMI no máximo até aos despedimentos, que os municípios que aderem ao FAM têm”, assinalou.

Para além do novo recrutamento de bombeiros, a Câmara de Gaia irá em 2015 apostar também em “reforçar o pessoal de animação nas escolas e fazer alguns procedimentos para melhoria de espaços públicos como o jardim do morro, obras em escolas e pavimentos”.

“Não posso esconder que não temos obras grandiosas e megalómanas para apresentar mas temos as condições para ter um município mais estabilizado, conseguir ter condições para não pesar mais o bolso dos contribuintes porque mantemos a redução do IMI e da taxa de resíduos sólidos para 2015 e ainda assim começar a estabilizar a vida do município”, realçou.

noticias ao minuto

 




Sobre quem enviou a noticia

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.