Salvamento em Esmoriz

0

Sensivelmente ao meio dia era dado alerta para o quartel dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz para uma situação de naufrago junto ao esporão da esplanada da Praia da Barrinha.

A dupla de nadadores salvadores dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz que fazia vigilância na praia ao lado (Praia do Cantinho) já se encontrava com a vítima sob segurança e a ser retirada para a praia depois de uma entrada pelo esporão e seguindo aquilo a que os homens do mar chamam a corredoura para se acercar da vitima que se encontrava a boiar, mas mantendo a calma, apesar de não saber nadar.

Moto de água, duas ambulâncias, um veículo de Comando, mais doze homens estavam entretanto já a postos para prestar os primeiros socorros à vítima. Não houve necessidade de transporte ao Hospital e tudo acabou com um bom cenário.

Contudo, a verdade é que apesar da bandeira vermelha, dos avisos dos nadadores salvadores , do nevoeiro intenso que cobria a praia, os banhistas continuam a infringir as regras e entrarem no mar para mergulhar e nadar. Quando dão por si estão a metros de distância e sem possibilidade de pelos seus próprios meios se salvarem.

Muitas centenas de pessoas assistiram a este salvamento, que ao contrário da situação ontem ocorrida em Maceda (com uma vitima mortal), foi bem sucedida, porque a proximidade desta zona não vigiada à praia vigiada tinha apenas o esporão por divisória.

Os banhistas que assistiram agradeceram e reconheceram a qualidade do trabalho realizado através de uma salva de palmas

Mas, para alguns, seria preciso um nadador salvador e um polícia por banhista…




Sobre quem enviou a noticia

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.