Relatório de Incêndio de Pedrógão – LBP surpreendida com pouca objectividade

0
A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) considera que o relatório da comissão técnica independente, criada no âmbito da Assembleia da República para avaliar os incêndios de Pedrógão Grande, não obstante aduzir muita argumentação, e ser extenso, acaba por não ser tão objectivo como se esperava e desejava, nomeadamente, com recomendações que possam ajudar a resolver o que esteve verdadeiramente na génese da tragédia vivida.
Para a LBP, os bombeiros chamados a intervir procuraram com competência e saber atalhar a situação, na primeira hora, com uma avaliação inicial adequada e cumprindo todas as regras para situações do género, mas que viria a ser profundamente alterada mais tarde, fruto da severidade das próprias condições meteorológicas e agravada pelo próprio estado de abandono generalizado da floresta, e já nessa altura sob a coordenação da Proteção Civil.
A actuação negativa da Proteção Civil acabaria por pautar-se, pela descoordenação generalizada da situação operacional, incluindo a deficiente gestão dos meios no terreno, pelas falhas de comunicações, pela tardia mobilização de mais meios e pela escassez de meios aéreos.
A LBP lamenta que a comissão, apontada como independente, não tenha tido em conta a participação dos bombeiros e de outros actores na elaboração do relatório.
A LBP lamenta ainda que a comissão não tenha dado resposta cabal às mais de 150 questões que lhe apresentou em devido tempo, dadas também a conhecer à tutela e tornadas públicas depois.
A LBP assume que os operacionais – bombeiros no terreno cumpriram a sua missão com competência e rigor, no âmbito das suas responsabilidades, numa acção cujo comandamento lhes foi totalmente alheio.
A LBP, hoje, como sempre, disponibiliza-se para, em conjunto com outras entidades, contribuir com as suas propostas, há muito apresentadas e lamentavelmente não aceites, para que no futuro situações como esta não voltem a repetir-se no nosso país.
Comunicado In LBP



Sobre quem enviou a noticia

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.