Quinze distritos sob aviso laranja devido à agitação marítima e neve

0

neve manteigasDe acordo com o IPMA, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Aveiro,  Porto, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro vão estar sob aviso  laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, devido à agitação  marítima prevendo-se ondas de noroeste com cinco a seis metros, podendo,  durante a manhã e tarde de quarta-feira, ser de seis a sete metros.

Estes dez distritos vão estar sob aviso laranja entre a 01:00 de hoje  e as 12:00 de quinta-feira.

Também sob aviso laranja estão os distritos Viana do Castelo, Braga,  Vila Real, Guarda e Castelo Branco por causa da queda de neve.

Já o arquipélago da Madeira vai estar também sob aviso amarelo entre  as 18:00 de hoje e as 18:00 de quinta-feira devido à forte agitação marítima  com ondas com quatro metros aumentando para cinco a partir das 12:00 de  quarta-feira.

Por causa da agitação marítima, a Autoridade Nacional de Proteção Civil  (ANPC) emitiu segunda-feira um alerta amarelo no qual alertou para os possíveis  acidentes na orla costeira e danos em estruturas junto à orla costeira.

No Porto, a Câmara  proibiu o acesso aos molhes da Foz do Douro devido à agitação do mar. O acesso foi vedado ontem à noite e asim deverá ficar durante 48 horas, ou seja, até amanhã à noite.

Está prevista ondulação forte nas próximas horas. A Proteção Civil da Câmara Municipal do Porto apela por isso à responsabilidade dos cidadãos para que não acedam às zonas indicadas.

A Proteção Civil recomenda à população a ter especial cuidado na circulação  junto da orla costeira e zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis  a inundações rápidas e a não praticar atividades relacionadas com o mar,  nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar,  evitando ainda o estacionamento de veículos na orla marítima.

Aconselha também a população a estar atento às informações da meteorologia  e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.

Fonte: SIC

 

About author

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.