De acordo com o IPMA, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Aveiro, Porto, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro vão estar sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, devido à agitação marítima prevendo-se ondas de noroeste com cinco a seis metros, podendo, durante a manhã e tarde de quarta-feira, ser de seis a sete metros.
Estes dez distritos vão estar sob aviso laranja entre a 01:00 de hoje e as 12:00 de quinta-feira.
Também sob aviso laranja estão os distritos Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Guarda e Castelo Branco por causa da queda de neve.
Já o arquipélago da Madeira vai estar também sob aviso amarelo entre as 18:00 de hoje e as 18:00 de quinta-feira devido à forte agitação marítima com ondas com quatro metros aumentando para cinco a partir das 12:00 de quarta-feira.
Por causa da agitação marítima, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) emitiu segunda-feira um alerta amarelo no qual alertou para os possíveis acidentes na orla costeira e danos em estruturas junto à orla costeira.
No Porto, a Câmara proibiu o acesso aos molhes da Foz do Douro devido à agitação do mar. O acesso foi vedado ontem à noite e asim deverá ficar durante 48 horas, ou seja, até amanhã à noite.
Está prevista ondulação forte nas próximas horas. A Proteção Civil da Câmara Municipal do Porto apela por isso à responsabilidade dos cidadãos para que não acedam às zonas indicadas.
A Proteção Civil recomenda à população a ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a inundações rápidas e a não praticar atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar, evitando ainda o estacionamento de veículos na orla marítima.
Aconselha também a população a estar atento às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.
Fonte: SIC