Queda fatal para homem na Praia Grande de Porto Covo

0

Um homem com cerca de 70 anos morreu, esta segunda-feira, vítima da queda de uma falésia, onde se encontrava a pescar numa praia de Porto Covo, concelho de Sines. Três jovens nadadores-salvadores (atiraram-se ao mar, que estava muito agitado, e conseguiram trazê-lo para terra ainda com vida, mas a vítima acabaria por falecer já no hospital.

Buscas para encontrar pescador desaparecidoDe acordo com o comandante dos Bombeiros Voluntários de Sines, Vítor Pereira, o homem estaria a pescar na praia do Espingardeiro – entre a Praia Grande e a Praia Pequena – uma pequena enseada escarpa rochosa e de difícil acesso ao areal. Por razões desconhecidas, terá escorregado e caído ao mar.

O alarme dado por um popular fez avançar para o local os nadadores-salvadores da Praia Grande. Um foi por terra, outros dois lançaram-se ao mar com uma prancha de salvamento.

Contra o vento e maré

“As condições estavam muito difíceis, com mar agitado e muito vento, o que os fez partir para o salvamento em condições muito difíceis”, contou ao JN António Mestre, da Associação Resgate/Nadadores do Litoral Alentejano.

Ainda assim, os três jovens arriscaram tudo para retirar a vítima da água. “Nadaram quase 500 metros, sendo que metade do percurso, já com a vítima segura, o fizeram contra a corrente”, explicou o responsável. Populares que estavam na praia confirmaram ao JN o “esforço tremendo” dos socorristas. “Arriscaram a própria vida para salvar o homem”, destacou um banhista.

Já em terra, bombeiros e INEM ainda conseguiram reanimar o pescador. Apesar de todos os esforços, este viria a falecer à chegada ao Hospital do Litoral Alentejano.

Fonte: jn.pt




Sobre quem enviou a noticia

Ângelo Santos

Ângelo Santos

E natural do Porto e criado em Gondomar, assume-se como um “tripeiro de gema” pela forte influência e proximidade à cidade do Porto. Nasceu praticamente no seio dos bombeiros derivado à presença de familiares nas fileiras, onde de perto acompanhou a sua evolução e ganhou gosto pela causa. Integra na atualidade o corpo de bombeiros de Valbom no Concelho de Gondomar, onde exerce funções de bombeiro de 2º, com vínculo profissional de Operador de Comunicações. Fez ainda parte do projeto bombeirosdeportugal.com.