Quatro meios aéreos e 150 operacionais combatem fogo em Alijó

0

Incêndio circundou a zona industrial do concelho.

Cerca de 150 bombeiros e quatro meios aéreos combatiam esta sexta-feira pelas 14:30 um incêndio que lavra numa zona de mato em Alijó e onde se verificam “fortes rajadas de vento”, segundo fonte da Proteção Civil.O alerta foi dado pelas 12:00 e o ataque inicial foi “muito musculado”, tendo sido mobilizado os meios disponíveis para o local onde o vento muito forte e as altas temperaturas reapresentam uma das maiores dificuldades no combate ao fogo.

A fonte referiu que o incêndio circundou a zona industrial de Alijó e que os operacionais conseguiram fazer a proteção desta área.

O fogo possui uma frente que lavra com alguma intensidade numa zona rochosa de mato e de difícil acesso para os meios terrestres.

Segundo a página da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), cerca das 14:30 estavam mobilizados para o local 148 operacionais, 44 viaturas e quatro meios aéreos, tendo, no entanto, já sido solicitada a intervenção de dois aviões canadair.

De acordo com a Proteção Civil, no distrito há ainda mais dois incêndios ativos, designadamente em Justos, Santa Mata de Penaguião, que mobiliza 21 operacionais, três viaturas e um meio aéreo, e ainda em Lamas, Ribeira de Pena, que está a ser combatido por 11 homens e três viaturas.

Nos últimos dias, o distrito transmontano tem registado várias ocorrências de incêndio que têm obrigado a uma grande mobilização de meios desde o arranque das ocorrências.

O distrito de Vila Real está em estado de alerta especial de nível vermelho.

Fonte: Correio da Manha / Lusa

About author

Paulo Reis

É natural e residente em Esmoriz, a sua vida profissional está ligada à indústria automóvel nestes últimos 25 anos como CAD Designer. É um dos fundadores da Rádio Voz de Esmoriz, onde apresentou o programa de rádio “Bombeiros em Missão”. Está ligado desde tenra idade aos Bombeiros de Esmoriz onde fez parte da orquestra do Grupo Cénico e hoje, ocupa o posto de Subchefe. Foi responsável pelo Grupo de Comunicação & Imagem dos BV Esmoriz e integrou a equipa do portal bombeirosdeportugal.com. É o responsável do Departamento de Relações Públicas do portal Bombeiros.pt