PSD quer saber quando começa vacinação de bombeiros que fazem transporte

0

O grupo parlamentar do PSD questionou hoje o Governo quando vai começar a vacinação contra a covid-19 dos bombeiros que “fazem diariamente o transporte” de doentes urgentes e não urgentes.

Numa pergunta endereçada ao ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, através da Assembleia da República, a bancada parlamentar social-democrata considera que a “identificação das populações-alvo prioritárias na administração da vacina é determinada para o sucesso” no combate à pandemia.

Contudo, “não estando os bombeiros incluídos de forma explícita na 1.ª fase do Plano de Vacinação e face a informações contraditórias que têm sido veiculadas por responsáveis da área de saúde”, o PSD advoga que é “de vital importância” que o executivo, liderado pelo socialista António Costa, “informe, de forma clara e concreta, qual a previsão temporal para proceder à vacinação” destes profissionais.

Por isso, o grupo parlamentar social-democrata questiona o ministro da Administração Interna sobre “para quando está previsto, em concreto, o início da vacinação dos bombeiros que fazem diariamente o transporte de doentes urgentes e não urgentes”.

O partido defende que os bombeiros “claramente deverão estar incluídos no grupo prioritária daqueles que mais necessitam e beneficiam com a vacinação e contribuem para o benefício de terceiros”.

A vacinação contra o novo coronavírus começou em 27 de dezembro com a administração da primeira dose da vacina da farmacêutica Pfizer em parceria com a BioNTech a profissionais de saúde.

Hoje arrancou a vacinação contra a covid-19 nos lares de idosos de Portugal continental, em Mação.

A ministra da Saúde, Marta Temido, já tinha garantido que a primeira fase da campanha de vacinação seria alargada aos lares situados nos 25 concelhos em risco extremo de incidência da covid-19, de acordo com os dados mais recentes da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Portugal contabiliza pelo menos 7.186 mortos associados à covid-19 em 431.623 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da DGS.

Fonte: Noticias ao Minuto / Lusa

About author

Paulo Reis

Paulo Reis

É natural e residente em Esmoriz, a sua vida profissional está ligada à indústria automóvel nestes últimos 25 anos como CAD Designer. É um dos fundadores da Rádio Voz de Esmoriz, onde apresentou o programa de rádio “Bombeiros em Missão”. Está ligado desde tenra idade aos Bombeiros de Esmoriz onde fez parte da orquestra do Grupo Cénico e hoje, ocupa o posto de Subchefe. Foi responsável pelo Grupo de Comunicação & Imagem dos BV Esmoriz e integrou a equipa do portal bombeirosdeportugal.com. É o responsável do Departamento de Relações Públicas do portal Bombeiros.pt