Protecção Civil da Madeira emite recomendações para minimizar efeitos do mau tempo

0

O Serviço de Proteção Civil da Madeira (SRPC) emitiu hoje uma série de recomendações devido às previsões de chuva e vento forte do Instituto de Meteorologia, que colocou o arquipélago em aviso amarelo.

Este organismo salienta que, a partir do final do dia de hoje deverão acontecer períodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoada e rajadas de vento que poderão atingir os 90 quilómetros por hora nas zonas montanhosas.

O serviço recomenda à população em geral que “tenha em atenção as áreas que foram afetadas pelos incêndios do passado mês de julho”, bem como aos “riscos que representam os percursos de carro e a pé nas zonas montanhosas e vertentes expostas”.

É também aconselhado que seja reduzida a circulação automóvel, que as pessoas contactem os bombeiros ou a Proteção Civil em caso de inundações, evitem circular junto de edifícios degradados e tenham redobrada atenção nas zonas arborizadas, devido ao perigo de quedas de árvores.

Pede ainda que sejam retirados todos os objetos das respetivas varandas que possam constituir perigo.

O sítio do serviço regional da Protecção Civil informa que está encerrada a estrada regional 105 no troço compreendido entre a Encumeada e o Paul da Serra e condicionadas à circulação a ER 201 (Caminho do Pretos) e a 102 na zona entre a Camacha e o sítio das Águas Mansas.

No início desta semana, o arquipélago da Madeira esteve sob aviso laranja (o segundo mais grave de uma escala de quatro) devido à chuva e amarelo (o segundo menos grave) por causa do vento, uma situação que provocou quedas de árvores, pequenas derrocadas e inundações, condicionou o movimento no porto e aeroporto da ilha, mas sem provocar danos pessoais.

FONTE: Lusa

 




Sobre quem enviou a noticia

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.