Protecção Civil alerta para tempo quente e seco até quinta-feira

0

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) emitiu esta segunda-feira um alerta à população devido ao tempo quente e seco que se fará sentir um pouco por todo o país até à próxima quinta-feira.

Segundo a ANPC, «ps próximos dias e até 23 de agosto serão caracterizados por uma tendência para um fluxo de Leste fraco que motivará tempo quente e seco, com temperaturas máximas a ultrapassar os 35ºC e as mínimas acima de 20ºC nas regiões do interior, onde a Humidade Relativa do Ar (HRA) será inferior a 20% durante as horas mais quentes. Poderá ocorrer vento moderado nas terras altas, até 30 km/h, intensificando-se no final do dia».

«Como tal é previsível uma subida dos valores dos índices de perigosidade de incêndio florestal bem como das ocorrências relacionadas, destacando-se nesse contexto o interior do país», sublinha o comunicado.
A ANPC alerta também para a «possível afectação dos grupos populacionais mais vulneráveis, em virtude das temperaturas mais altas».

A Protecção Civil deixa ainda uma lista de recomendações para enfrentar o calor:
– Beba água com regularidade ou sumos de fruta natural sem adição de açúcar;
– Evite a exposição ao sol nas horas de maior calor (aproximadamente entre as 11h00 e as 16h00);
– Evite bebidas alcoólicas e com elevados teores de açúcar;
– As pessoas que sofram de doença crónica, ou que estejam a fazer uma dieta com pouco sal, ou com restrições de líquidos, devem aconselhar-se junto do seu médico;
– Os recém-nascidos, as crianças, as pessoas idosas e as pessoas doentes, podem não sentir, ou não manifestar sede, pelo que estão particularmente vulneráveis – ofereça-lhes água e esteja atento;
– Evite fazer atividades que exijam muito esforço físico, particularmente nos períodos de maior calor;
– Se viajar de carro, escolha horas de menor calor. Não permita que pessoas (especialmente crianças e idosos) e/ou animais fiquem dentro da viatura ao sol;
– Esteja atento a pessoas mais vulneráveis, especialmente crianças e idosos.

FONTE: Diario Digital

 




Sobre quem enviou a noticia

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.