Proteção Civil alerta para mau tempo a partir da tarde de hoje

Imagem: TVI

A Autoridade Nacional de Proteção Civil alertou para o agravamento das condições do estado do tempo a partir da tarde de hoje, com chuvas fortes, que podem ser acompanhadas de trovada.

Em comunicado, a ANPC refere que o agravamento das condições de instabilidade se verifica na generalidade de todo o território, evoluindo de sul para norte, a partir da tarde de hoje.

Face às previsões meteorológicas, a Proteção Civil alerta para a eventual formação de lençóis de água, possibilidade de cheias rápidas em meio urbano e inundações, além de danos em estruturas montadas ou suspensas e dificuldades de drenagem em sistemas urbanos.

A ANPC recomenda ainda à população das zonas mais vulneráveis para que tomem medidas, como desobstruir sistemas de escoamento de águas, fixar estruturas soltas e ter uma condução cautelosa, não atravessando zonas inundadas e tendo especial atenção em áreas arborizadas.

O IPMA informou que os distritos de Portugal continental vão estar no fim de semana sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de aguaceiros fortes e acompanhados de trovoada.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

TSF