Proteção Civil alerta para agravamento do tempo nos Açores

0

mau tempo AçoresA Protecção Civil dos Açores alertou hoje para a possibilidade de chuva nas próximas horas nas nove ilhas do arquipélago, que vão estar sob aviso amarelo, o segundo menos grave numa escala de quatro.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o agravamento do estado do tempo no arquipélago fica a dever-se a uma superfície frontal fria com ondulações, deslocamento para nordeste e actividade moderada a forte, associada a uma depressão centrada a nordeste dos Açores.

Para o grupo Ocidental (Flores e Corvo), o aviso amarelo vai abranger o período entre as 21:00 de hoje e as 12:00 de sexta-feira.

Graciosa, Terceira, S. Jorge, Faial e Pico (Grupo Central) estão sob aviso amarelo devido à chuva entre as 06:00 e as 21:00 de sexta-feira.

No caso do grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria), o aviso amarelo vai vigorar entre as 18:00 de sexta-feira e as 06:00 de sábado.

Face a estas previsões, o Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores lembra que o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adopção de comportamentos adequados, pelo que, em particular nas zonas mais vulneráveis, recomenda a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas e a retirada de inertes e outros objectos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento.

A Protecção Civil dos Açores aconselha ainda que não seja despejado lixo ou entulho nas ribeiras, nem que as mesmas fiquem obstruídas com troncos ou ramadas. Aos condutores recomenda uma condução defensiva, com velocidade reduzida e cuidado com a possível formação de lençóis de água.

Fonte: Lusa/SOL

 

 

Açorestempo



Sobre quem enviou a noticia

Mónica Costa

Mónica Costa

É natural de Tabuaço, licenciada em Comunicação e Relações Económicas e Mestre em Marketing e Comunicação. Foi jornalista na Rádio F até 2013 e apesar de nunca ter estado diretamente ligada ao mundo dos bombeiros, acompanhou sempre com um enorme respeito e admiração o seu trabalho. Na atualidade integra a equipa da Direção informativa do portal bombeiros.pt.