Proteção Civil alerta para agitação marítima em sete ilhas dos Açores

0

mar_ondas_mau-tempo_lusaA Proteção Civil dos Açores emitiu hoje  um alerta na sequência da previsão de agitação marítima nos grupos Central  e Ocidental do arquipélago com ondas de oeste que podem chegar aos sete  metros.

Segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA),  que emitiu um alerta amarelo, para o grupo Central (Terceira, Graciosa,  São Jorge, Pico e Faial) preveem-se ondas de oeste de cinco a seis metros  até às 14:00 de quinta-feira.

Para o grupo Ocidental (Flores e Corvo), as previsões apontam também  para agitação marítima até às 14:00 de quinta-feira, com ondas de oeste  de seis a sete metros.

O aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, pressupõe  situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA)  recorda que o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo  através da adoção de comportamentos adequados, pelo que, e em particular  nas zonas mais vulneráveis, recomenda medidas de autoproteção, nomeadamente  especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas.

É ainda desaconselhada a prática de atividades relacionadas com o mar,  nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar.

FONTE: Lusa

 

 

Açorestempo



Sobre quem enviou a noticia

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.