Projeto disponibiliza dados de medição do teor de humidade

0

A ADAI (Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial), o Instituto Politécnico de Viseu, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo e a Universidade do Algarve juntaram-se e criaram o projeto MCFire.

O projecto MCFire, intitulado “Medição do teor de humidade de combustíveis florestais e avaliação do seu comportamento face às novas realidades climáticas“, tem por base o modelo usado para o cálculo do FWI e pretende desenvolver um modelo de previsão do risco de incêndio face à nova realidade climática.

Adiantam os mentores do projecto que tem “em consideração o comportamento do teor de humidade das espécies presentes na floresta Portuguesa a partir de medições do teor de humidade e de parâmetros meteorológicos realizadas em vários locais do território nacional e de ensaios laboratoriais”.

A rede de medição do teor de humidade espalha-se já por  vários locais do território nacional (Lousã, Faro, Viseu e Viana do Castelo) e fará recolhas durante todo o projeto, criando e disponibilizando uma base de dados única de análise.

Os dados de algumas das medições podem ser consultadas gratuitamente na página do projecto (AQUI).




Sobre quem enviou a noticia

Daniel Rocha

Daniel Rocha

Nasceu na Guarda. Para além da vida de professor, dedica-se a muitas outras actividades. A sua ligação e gosto pelo mundo da imprensa levaram-no a ser colaborador da Rádio Altitude (Guarda) e do jornal Notícias de Gouveia (Gouveia).