Exclusivo bombeiros.pt: Procura-se presidente para a ANPC

0
Atual presidente da ANPC

Atual presidente da ANPC

O ministério da administração interna foi à Proteção civil escolher o novo comandante geral da GNR. Trata-se do presidente da Autoridade Nacional de Protecção Civil, general Manuel Mateus Couto, o qual já tinha estado na GNR como responsável pelos Recursos Internos. Esta alteração, a um mês da chamada época de incêndios florestais, deixa o setor da proteção civil de boca entreaberta, ficando assim sem o responsável máximo da proteção civil. O Portal Bombeiros.pt sabe que a escolha do ministro da administração interna passa pela escolha de um civil para o cargo, recaindo aqui múltiplas possibilidades.

Fonte próxima do Portal Bombeiros.pt avisa, porém, que os nomes de Pedro Lopes, atual diretor da Direção Nacional de Bombeiros, e o de Duarte Caldeira, presidente da mesa de congressos da Liga de Bombeiros Portugueses, podem ser os nomes mais fortes para ocupar o mais alto cargo da proteção civil em Portugal.
Duarte Caldeira foi diretor de Bombeiros durante vários anos, assumiu a liderança da Liga de Bombeiros e, na liderança do atual Presidente Jaime Marta Soares, encabeça a mesa de congresso.

Pedro Lopes, com um vasto curriculum como bombeiro e, depois, como comandante dos Bombeiros da Guarda, desempenhou anteriormente as funções de Inspetor Regional Adjunto, Inspetor Regional da Região Centro e Inspetor Superior Adjunto, no extinto Serviço Nacional de Bombeiros, e de Vice-presidente do Serviço Nacional de Protecção Civil e do Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil. Foi posteriormente Vogal do Conselho Diretivo do Instituto Nacional de Emergência Médica e hoje assume o cargo de Diretor Nacional de Bombeiros na Autoridade Nacional de Proteção Civil.

O Portal Bombeiros.pt sabe que a nomeação para o cargo deverá ocorrer ainda durante o mês de Abril dada a proximidade da fase crítica do DECIF 2014.

 

 

About author

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.