Previsão de ondas de sete metros coloca seis distritos em aviso vermelho

0
Imagem/Lusa

Imagem/Lusa

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou, hoje de manhã, seis distritos da zona Norte do país em aviso vermelho, a situação meteorológica de maior risco, devido a agitação marítima.

Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra e Leiria são os distritos onde o estado do mar provoca maiores preocupações, estando previstas ondas de sete a oito metros até às 15:00 de hoje.

Os mesmos distritos estão também em aviso laranja, o segundo mais grave da escala, já que o IPMA espera que as ondas diminuam um pouco no final do dia e durante a noite, mantendo-se, no entanto, nos cinco a sete metros.

Outros 10 distritos de Portugal continental e a zona norte da Madeira foram colocados em aviso amarelo, com uma situação de risco apenas para determinadas atividades devido ao vento forte e à neve.

No caso dos distritos de Lisboa, Setúbal, Beja, Faro e na Madeira a causa para o aviso amarelo é a agitação marítima, mas em Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, castelo Branco e Portalegre, o risco deve-se às previsões de vento e de neve.

Para hoje, o Instituto prevê, para o norte e centro, períodos de céu muito nublado e aguaceiros fracos mas a aumentar de intensidade ao longo do dia, podendo ser por vezes fortes e de granizo no litoral a norte do Cabo Mondego no final do dia.

As previsões apontam para queda de neve acima dos 400/600 metros, subindo a cota para os 800 metros a partir do final da manhã de hoje, e espera-se uma descida da temperatura para o final do dia.

No sul, a previsão é de períodos de céu muito nublado, diminuindo nebulosidade nas regiões do interior a partir do meio da tarde.

No litoral, poderá haver aguaceiros fracos, mas também queda de neve nos pontos mais altos da serra de São Mamede.

O mar deverá ter ondas de 4 a 5 metros na costa ocidental a norte do Cabo Raso e de 2,5 a 3,5 no sul.

As temperaturas máximas previstas rondam os 12 graus Celsius no Porto, os 13º em Lisboa e os 14º em Faro.

FONTE: Lusa

 

About author

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.