Presidente dos Voluntários de Barcelinhos vence o Prémio Dirigente Associativo 2014 da LBP

1

aniversário bombeirosO Presidente dos Bombeiros Voluntários de Barcelinhos venceu o Prémio Dirigente Associativo 2014, promovido pela Liga dos Bombeiros Portugueses.

Em comunicado enviado pela Grupo de Comunicação e Imagem dos Bombeiros de Barcelinhos à redação do Portal Bombeiros.pt, é referido que a decisão foi tornada pública “esta semana, depois do júri da Liga considerar que José Arlindo Costa reunia as condições para ser reconhecido pelo trabalho efectuado ao longo dos últimos anos e que culminou este ano com a construção do novo quartel.”

Acrescenta o comunicado que José Arlindo é Presidente dos Bombeiros Voluntários de Barcelinhos desde Outubro de 2011, tendo iniciado a sua atividade de forma oficial junto da Direção em 1995, como Vogal. Tornou-se Vice-Presidente em 1997 e foi eleito Presidente há 4 anos. Este seu primeiro mandato ficou marcado pelo reforço das finanças de forma a dar aos Bombeiros uma base mais sólida.

Adianta ainda o comunicado que “as mudanças implementadas pelos mandatos de José Costa, pouco a pouco, vieram melhorar a estrutura”, sempre contando com “o apoio do comando liderado por José Beleza”. O trabalho entre Direção e Comando e as “sucessivas mudanças implementadas tornaram os Bombeiros de Barcelinhos mais profissionais, mais organizados, mais bem equipados e preparados para servir as comunidades”.

O trabalho deste homem, em conjunto com os demais elementos da sua Direção, fez com que o número de sócios da Associação atingisse a 31 de Dezembro de 2014 um impressionante valor: 28 mil sócios. Para além disso, em conjunto com o Comando conseguiu fazer com que “os Bombeiros de Barcelinhos se tornassem na Associação do país com o maior número de tripulantes de socorro”. Mas a renovação da frota automóvel também aconteceu e “nos últimos 4 anos, 6 novos carros foram adquiridos para aumentar a frota dos Bombeiros”.

O último dos objetivos atingidos prende-se com o novo quartel. Ao longo de vários anos de trabalho, este novo quartel permite “dar umas instalações dignas de trabalho ao corpo activo que diariamente se defronta com problemas de espaço e comodidade”, acrescentando o comunicado que “as obras estão a andar a bom rumo e o novo quartel será inaugurado ainda este ano, cumprindo o plano estabelecido”.

José Arlindo Costa é filho de António José da Costa, ex-comandante dos Bombeiros Voluntários de Barcelinhos, e Maria Júlia Gomes Nascimento. Nasceu junto ao actual quartel dos Bombeiros e tem vários familiares com cargos de responsabilidade na Associação, nomeadamente o irmão, um sobrinho e cunhado.

A distinção será entregue dia 24 de Maio, Domingo, na cidade de Bragança, nas comemorações do Dia Nacional do Bombeiro, pela Ministra da Administração Interna.

 




Sobre quem enviou a noticia

Daniel Rocha

Daniel Rocha

Nasceu na Guarda, mas foi em Famalicão da Serra que cresceu e conheceu o mundo dos bombeiros integrando o corpo activo. É Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, e possui um Curso de Especialização em Ensino de Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS), ambos na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). Para além da vida de professor, dedica-se a muitas outras actividades, entre as quais o teatro e a escrita, tendo publicado com alguma regularidade desde 2011. A sua ligação e gosto pelo mundo da imprensa levaram-no a ser colaborador da Rádio Altitude (Guarda) e do jornal Notícias de Gouveia (Gouveia).