Presidente da FBD Porto avisa: “É preciso reorganizar a floresta”

0

O presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito do Porto alertou para a necessidade de “reorganizar e restaurar a floresta para evitar acidentes idênticos aos do ano passado.

José Miranda

José Miranda

“Enquanto não se fizer prevenção, enquanto não se reorganizar a floresta portuguesa vamos continuar a assistir a acidentes como temos assistido ultimamente”, frisou José Miranda ao Tâmegasousa.pt.

O dirigente falava à margem do simulacro realizado ontem, em Santa Marinha do Zêzere, concelho de Baião, que mobilizou 80 bombeiros de oito corporações do distrito.

José Miranda considera “essencial” a realização de simulacros para corrigir possíveis erros que surjam. “É imperativo que se façam simulacros, por todas as razões. Pelo acidente em si, pela motivação do pessoal, pelo exercitar dos saberes e para permitir que se faça a avaliação e se corrijam os erros”, salientou.

Em declarações ao Tâmegasousa.pt, o presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito do Porto admitiu a “preocupação” com a falta de prevenção. “Nas funções que desempenho tenho alertado para que deixem de investir no combate, deixem de investir no socorro propriamente dito e invistam na prevenção”, vincou José Miranda, acrescentando: “é aí que está o sucesso de todas as coisas”.

José Miranda disse ainda que o dispositivo do distrito do Porto para a época de incêndios “está a postos”, com profissionais e meios físicos preparados para o combate às chamas.

Fonte – tamegasousa.pt

 




Sobre quem enviou a noticia

Ângelo Santos

Ângelo Santos

E natural do Porto e criado em Gondomar, assume-se como um “tripeiro de gema” pela forte influência e proximidade à cidade do Porto. Nasceu praticamente no seio dos bombeiros derivado à presença de familiares nas fileiras, onde de perto acompanhou a sua evolução e ganhou gosto pela causa. Integra na atualidade o corpo de bombeiros de Valbom no Concelho de Gondomar, onde exerce funções de bombeiro de 2º, com vínculo profissional de Operador de Comunicações. Fez ainda parte do projeto bombeirosdeportugal.com.