Prepare-se para o mau tempo

0

A partir do final desta terça-feira, vai sentir-se por todo o País “um agravamento das condições do estado do tempo”, segundo indica o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) num aviso à população.

Chuva-forte-para-todo-o-arquipêlagoVão sentir-se chuvas “intensas”, especialmente no litoral e centro sul, que podem atingir os 20 mm/h. Também há previsão de um vento que pode ser de “moderado a forte”, a que podem estar associadas rajadas de 70-80km/h. A ocorrência de “fenómenos extremos de vento” têm maior probabilidade de ocorrer nos distritos de Leiria, Lisboa, Santarém, Setúbal, Beja e Faro.

Estas condições meteorológicas só devem apresentar melhorias a partir do dia 20, quinta-feira.

O IPMA alerta também para eventuais dificuldades na drenagem nos esgotos, piso rodoviário escorregadio, possibilidade de inundações rápidas em meios urbanos e de estruturas subterrâneas e possibilidade de “queda de ramos ou árvores em virtude do vento mais forte”.

Para prevenir eventuais danos, é aconselhável desobstruir os sistemas de escoamento das águas, adotar uma condução defensiva, não atravessar zonas inundadas, ter especial atenção junto à orla costeira, ter especial cuidado junto a áreas arborizadas e não praticar quaisquer atividades relacionadas com o mar.

Fonte: Correio da Manha




Sobre quem enviou a noticia

Ângelo Santos

Ângelo Santos

E natural do Porto e criado em Gondomar, assume-se como um “tripeiro de gema” pela forte influência e proximidade à cidade do Porto. Nasceu praticamente no seio dos bombeiros derivado à presença de familiares nas fileiras, onde de perto acompanhou a sua evolução e ganhou gosto pela causa. Integra na atualidade o corpo de bombeiros de Valbom no Concelho de Gondomar, onde exerce funções de bombeiro de 2º, com vínculo profissional de Operador de Comunicações. Fez ainda parte do projeto bombeirosdeportugal.com.