PR promulga diploma que cria Sistema Nacional de Monitorização e Comunicação de Risco, de Alerta Especial e de Aviso à População

0

Marcelo Rebelo de Sousa promulgou, esta quinta-feira, o diploma do Governo que cria o Sistema Nacional de Monitorização e Comunicação de Risco, de Alerta Especial e de Aviso à População.

Agora, com o ‘sim’ do chefe de Estado, a Proteção Civil e as câmaras municipais podem enviar alertas sobre riscos graves de saúde pública, acidentes graves e catástrofes. Além disso podem ainda dar indicações, orientações, medidas preventivas e procedimentos a ter pela população para fazer face à situação.

“Este regime vai assegurar, de forma eficaz, a partilha de avisos e alertas entre os diversos agentes de proteção civil e a sua divulgação à população”, lia-se no comunicado do Conselho de Ministros à data.

Recorde-se que este verão, a ANPC enviou mensagens de telemóvel aos cidadãos que se encontravam em zonas de risco iminente de incêndio.

 




Sobre quem enviou a noticia

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.