PR garante Portugal apto para combate aos incêndios e não comenta lista VIP

0

cavaco-silva-78Depois de ter ficado a conhecer o trabalho desenvolvido no laboratório de estudo dos incêndios florestais, na Lousã, Cavaco Silva garantiu que os dispositivos estão preparados, e em número suficiente para o combate aos incêndios, mas apelou também à ajuda da população.

Depois de ter ficado a par das novas tecnologias utilizadas no estudo dos incêndios e de ter assistido a simulações, o presidente da República garantiu na Lousã que Portugal está preparado para atacar com êxito a próxima época de incêndios.

«O dispositivo para fazer face aos incêndios já está preparado e irá envolver cerca de 10 mil homens e mulher que, no terreno, irão proteger os nossos bens».

Cavaco Silva pediu também um apelo à população: «Precisamos de atacar e conseguir sucesso na gestão correta das nossas florestas, por isso apelo aos proprietários que pensem na forma de gerir racionalmente os seus bens, de forma a evitar os incêndios».

O chefe de Estado pediu ainda apoio dos populares aos bombeiros portugueses em cenários de incêndios, desvalorizando que ainda haja corporações nacionais que reivindiquem mais meios e melhores condições.
«A informação que tenho vindo a receber não vai nesse sentido. Portugal está muito melhor equipado hoje do que estava há uma ou duas décadas atrás».

Ao lado de Cavaco Silva, a ministra da Administração Interna, Anabela Rodrigues, acenou afirmativamente quando o Presidente da República voltou a frisar aos jornalistas que está tudo pronto para atacar os incêndios nos meses mais quentes do ano.

Questionado ainda sobre a lista VIP de contribuintes e às declarações da Comissão de Proteção de Dados, que veio a público dizer que desconhece motivos e critérios para esta lista, Cavaco Silva não quis comentar: «Na medida em que entidades que gozam de independência e autonomia decidiram abordar esse problema, eu enquanto presidente da República não posso fazer qualquer comentário».

TSF




Sobre quem enviou a noticia

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.