Portugal participa em Exercício Internacional de Proteção Civil – TWIST

0

Proteção civilDecorre de hoje  a segunda feira, em Salerno, Itália, o exercício internacional “TWIST”. O exercício, realizado no âmbito do projeto europeu – Tidal Wave in Southern Tyrrhenian sea, contará com a participação de uma força nacional de proteção civil composta por quatro elementos do Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS) da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), oito elementos da Força Especial de Bombeiros (FEB) e por oito elementos dos Corpos de Bombeiros Voluntários, num total de 20 elementos, a par de representantes da Comissão Europeia e de equipas operacionais dos serviços de Proteção Civil de França, Malta, Espanha, Croácia e Grécia e de todo o Sistema de Proteção Civil de Itália.

O “TWIST” é financiado pela Comissão Europeia e organizado pelo Departamento de Proteção Civil de Itália, em coordenação com a Região da Campânia, e em colaboração com a Prefeitura da cidade de Salerno e o envolvimento de outros municípios do litoral desta localidade.

O exercício internacional “TWIST” tem como cenário enquadrante uma ocorrência de Tsunami que afetará a região sul de Itália, devido a um deslizamento numa das vertentes do vulcão submerso PALINURO, e visa testar sinergias para a gestão eficaz de emergência no caso de um Tsunami, a capacidade de resposta nacional italiana a esta catástrofe, assim como a integração na mesma da assistência europeia em matéria de proteção civil, através da ativação do Mecanismo Europeu de Proteção Civil via o recém-criado Emergency Response Center (ERC) (antigo Monitoring Information Center – MIC).

A força nacional de proteção civil que participa neste exercício partiu para Itália,  hoje dia 24 de outubro, em voo comercial, e irá assegurar  uma intervenção operacional nas áreas da avaliação e reconhecimento, salvamento em grande ângulo e busca e salvamento em ambiente aquático e subaquático, promovendo o treino e a formação num ambiente internacional desafiante, promovendo e melhorando os níveis de interação e interoperabilidade entre as diferentes equipas europeias participantes.

O exercício terminará no domingo de manhã, 27 de outubro, com a realização de um “workshop” dedicado aos resultados do exercício, estando previsto o regresso da equipa portuguesa a território nacional no dia 28 de outubro.

 Esta é a sexta vez que equipas nacionais de proteção civil participam em exercícios operacionais de larga escala realizados âmbito do Mecanismo Europeu de Proteção Civil.

Fonte: www.prociv.pt

 




Sobre quem enviou a noticia

Mónica Costa

Mónica Costa

É natural de Tabuaço, licenciada em Comunicação e Relações Económicas e Mestre em Marketing e Comunicação. Foi jornalista na Rádio F até 2013 e apesar de nunca ter estado diretamente ligada ao mundo dos bombeiros, acompanhou sempre com um enorme respeito e admiração o seu trabalho. Na atualidade integra a equipa da Direção informativa do portal bombeiros.pt.