Portimão | Exercício testou resposta dos bombeiros a um incêndio em embarcação de pesca

0

O corpo de bombeiros voluntários de Portimão realizou ontem, quarta-feira, um exercício operacional de resposta a um incêndio numa embarcação de pesca na vila de Alvor, com três «feridos».

O cenário fictício que surpreendeu pelas 18:30 horas o dispositivo operacional dos bombeiros de Portimão incluiu um incêndio a bordo da embarcação de pesca «Rio Alacem», gentilmente cedida para o efeito, ao qual sucedeu uma explosão a bordo, provocando três feridos com queimaduras, um dos quais submerso na ria quando se atirou para a água na tentativa de apagar a roupa inflamada.

Esta iniciativa, realizada como se de uma situação real se tratasse, executando todos os procedimentos inerentes ao alerta, despacho, mobilização e notificações operacionais, integrou o programa «90 anos… 90 atividades!», das comemorações do 90.º aniversário dos bombeiros de Portimão.

Segundo a instituição, terá lugar, mensalmente, um exercício temático direcionado para cada uma das diferentes vertentes da intervenção em operações de proteção e socorro.

No mês de março, reconhecendo o risco associado à intensa atividade marítima no concelho, a escolha recaiu na organização de um exercício livex (com meios reais) que permitisse testar a resposta a um incêndio numa embarcação e a articulação com os demais agentes de proteção civil, nomeadamente a Autoridade Marítima “Objetivos cabalmente conseguidos”, sublinhou, em comunicado, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Portimão.

O momento pedagógico e de treino operacional contou com a participação de equipas de combate a incêndios, equipas de emergência pré-hospitalar, uma equipa de mergulho do corpo de bombeiros de Portimão, operacionais da Polícia Marítima, técnicos do serviço municipal de Proteção Civil e representantes da Docapesca, num total de 24 operacionais e dez veículos.

Fonte: diarionline

Sobre o autor

Pedro Fonseca

Pedro Fonseca

É natural e residente em Gouveia, a sua vida profissional está ligada nestes últimos 17 anos à área de consultadoria em seguros. Em 2013 foi fundador da empresa LICATEL - Soluções em Telecomunicações onde é sócio/gerente. Desde tenra idade ingressou nas camadas jovens dos Bombeiros de Gouveia tendo permanecido alguns anos nos quadros, ultimamente passou pela Direcção da referida Instituição dinamizando a área de comunicação e imagem. Frequentou a licenciatura em Gestão de Marketing no IPAM de Aveiro. Passou por diversas Associações de Gouveia dando o seu contributo.